Categories: Acre 01 Notícias Política

Sindicatos apoiam “rebaixamento” da Polícia Civil do Acre

Por
João Renato Jácome

Os sindicatos ligados aos servidores da Polícia Civil do Acre entregaram uma manifestação positiva em relação à reforma administrativa que retirará o status de secretaria da pasta. O documento foi entregue ao governador Gladson Cameli, na tarde desta sexta-feira, dia 26.


O encontro ocorreu na sede da instituição, no Bosque, em Rio Branco, e contou com a presença dos servidores, incluindo delegados, escrivães e agentes administrativos. A ideia de Cameli é retirar o status de secretaria e colocar a pasta sob o poder da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).


“O que nós estamos fazendo, é nada mais do que retirar esse status, o nome secretaria. Isso não vai mudar em nada a forma que a política terá de trabalhar. A Polícia Civil continuará investigando, trabalhando para colocar criminosos na cadeia. É apenas um ajuste, já que temos a secretaria de Segurança. Nada mais que isso”, alerta o governador acreano.


O secretário Rêmulo Diniz, que deve permanecer à frente da pasta mesmo quando ela se tornar um departamento da Sejusp, diz ser favorável as mudanças, desde que isso não prejudique o trabalho da polícia judiciária. O secretário rebateu críticas ao governador pela alteração na legislação do órgão.


“Nós somos favoráveis, mas desde que tenhamos condições de trabalhar sem a gerência externa. A polícia não tendo prejuízo, isso será apenas uma mudança de nomenclatura. A Polícia Civil está disposta a trabalhar, e é isso que vamos fazer. Agradecemos o apoio do governador, que veio pessoalmente esclarecer essa situação”, destacou.


A reforma administrativa

O governador Gladson Cameli quer retirar o status de secretaria da Polícia Civil e, ainda recriar a Secretaria de Articulação Institucional (SAI), para institucionalizar e melhorar o diálogo com os parlamentares nas três esferas, ressuscitar o Instituto Dom Moacyr (IDM) e reinstalar o Instituto de Mudanças Climáticas (IMC).


Outra mudança na estrutura de governo será a extinção do Grupo Permanente de Planejamento Estratégico (GPPE), que é composto peles chefes da Casa Civil, Planejamento, Controladoria e Procuradoria e Fazenda. Com a falta de resultado do coletivo, Gladson porá fim ao “conselho” da gestão.


Share
Por
João Renato Jácome

Últimas Notícias

  • Extra Total

Fiéis celebram Missa de Natal na Catedral Nossa Senhora de Nazaré, em Rio Branco

A Catedral Nossa Senhora de Nazaré, localizada no centro de Rio Branco, reuniu centenas de…

24/12/2024
  • Destaque 3

Aos 92 anos, dona Josefa encanta com dança e espírito de jovem na Praça da Revolução

Na Praça da Revolução, em Rio Branco, em meio à ornamentação natalina, uma idosa de…

24/12/2024
  • Famosos

Ludmilla perde processo em caso de racismo e se manifesta: ‘Jamais desistirei’

Ludmilla utilizou suas redes sociais, nesta terça-feira (24), para se manifestar sobre decisão da Justiça.…

24/12/2024
  • Destaque 2

Futebol com roupas femininas: confraternização entre amigos vira show de bom humor no Quinari

A quadra de grama sintética da Praça da Juventude, em Senador Guiomard, foi palco de…

24/12/2024
  • Famosos

Gusttavo Lima recebe alta após adiar show por internação

Ocantor Gusttavo Lima tranquilizou os fãs na véspera de Natal. Nesta terça-feira (24), ele recebeu…

24/12/2024
  • Acre 01

Gladson deseja Feliz Natal em mensagem de esperança: “Que Deus nos proteja”

O governador Gladson Cameli (Progressistas) compartilhou nesta terça-feira, 24, véspera de natal, uma mensagem especial…

24/12/2024