Menu

Disputa da PMRB poderá ter “Coligação Frankenstein”

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O deputado Daniel Zen (PT), admitiu ontem que, se dependesse da sua opinião, toparia embarcar numa disputa política pela prefeitura de Rio Branco numa aliança com o PCdoB e o MDB, tendo como candidato a prefeito o deputado Roberto Duarte (MDB). Será difícil, por exemplo, um Jorge Viana (PT) e um Flaviano Melo (MDB), aceitarem esta ideia, mas por mim não teria problema algum, diz Zen . “Seria algo novo”, dispara. O deputado Edvaldo Magalhães (PCdoB) foi mais pragmático, comentando que, coligações majoritárias se constroem nas ações diárias. Na Assembléia Legislativa o PCdoB, diz ele, o seu partido tem marchado junto nas votações, numa aliança com o deputado Roberto Duarte (MDB) até em pautas contra o governo. Falou que é preciso esperar mais tempo, mas que não descarta essa possibilidade. Comedido, o deputado Jenilson Lopes (PCdoB) lembrou que o seu partido tem um secretário municipal na PMRB; Moisés Diniz, na Educação, e que antes de analisar a hipótese vai querer saber se a prefeita Socorro Neri (PSB) será ou não candidata à reeleição. Se o desenho político viesse a se configurar poderia ser chamado de “Coligação Frankestein”; cabeça do MDB, tronco do PT, braços e pernas do PCdoB. Pode parecer uma situação fantasiosa a exemplo do personagem do filme clássico do terror “Frankestein”, mas em política nada pode ser visto como impossível. Até quebrar as estruturas dos velhos oligarcas políticos que dominam os partidos acreanos. Até porque mais cedo ou mais tarde serão substituídos pelas lideranças mais jovens. A política é um moinho a girar com águas renovadas.


NADA PREOCUPADO


O deputado Manoel Moraes (PSB) não está nada preocupado com o que pensam setores do seu partido por ter levado o PSB para uma aliança na base de apoio do governo. Diz que terá uma conversa com o PSB sobre o assunto, mas não pensa em recuar da parceria formada.


MANDA QUEM TEM VOTOS


Na Assembléia manda quem tem votos. O único deputado na casa do PSB é o Manoel Moraes e nada demais que tome a posição política que quiser, elegeu-se com estrutura própria.


TERCEIRA VIA NO JURUÁ


Para o deputado Luiz Gonzaga (PSDB), uma briga entre os grupos do ex-prefeito Vagner Sales (MDB) e do prefeito Ilderlei Cordeiro, no próximo ano, na disputa da prefeitura de Cruzeiro do Sul, pode ensejar o aparecimento de uma terceira via forte e que possa ganhar a eleição.


UMA RESSALVA DO GONZAGUINHA


Mas, o deputado Luiz Gonzaga (PSDB) faz uma ressalva de que, não seria um nome do PT.


FECHADO NO SILÊNCIO


O deputado federal Alan Rick (DEM) tem tido a posição que um político deve ter em caso de crises: cautela. Nada se resolve bem ao sabor das emoções. Tudo tem o seu tempo exato. Ao se fechar no silêncio agiu com sabedoria política. A espera é uma das virtudes políticas.


UM NOME A SER ANOTADO


Thiago Caetano é um nome a ser anotado no secretariado do governo Cameli. Todos os grandes planejamentos de obras para esta administração, as suas execuções passam pela secretaria de Infraestrutura. É um secretário que alia a administração à arte da política.


NÃO TENHO DÚVIDA


Não tenho medo de errar ao afirmar que o secretário Thiago Caetano chegará na eleição do próximo ano como um nome em potencial para a disputa da prefeitura de Rio Branco. Se será candidato ou não, isso é lá com o Cameli. Mas, ele seria na essência, novas idéias na política.


ASSIM SE FAZ


Assim se faz na administração pública. Quando existe uma dúvida sobre a lisura de um ato, simplesmente se cancela. Agiu certo o governador Gladson Cameli ao suspender o concurso da Saúde. Não basta somente isso, descoberta alguma irregularidade, que se puna o responsável.


CANTAM AFINADAS


O vereador João Marcos (MDB) diz que o PCdoB e PT são “aves de mau agouro”. Há controvérsias, meu caro vereador, na Assembléia Legislativa essas duas aves cantam afinadas nas votações contra o governo e ocupam o mesmo ninho com deputado do seu partido.


PREMIANDO A BUROCRACIA


Acabar com a Secretaria de Polícia Civil seria um prêmio à burocracia. Já escrevi neste espaço e volto a fazê-lo. A extinção cessa com a autonomia das delegacias de polícia, que, por exemplo, precisariam de autorização do secretário de Segurança para bancar o custo de uma operação no interior. Por mais que tente, não consigo entender algumas ações do governo Cameli.


PULA DE GRAÇA


O correto é evitar ao máximo as chamadas pautas negativas, mas o Cameli prefere colocar no seu colo. Não entendo como é que alguém que está num governo goste de formatar crises.


GOLPE NO CRIME


A violência está pipocando na cidade, mas não se pode debitar culpa alguma à Polícia Civil, que ainda agora apresentou o resultado de meses de investigação, com a apreensão de 33 quilos de droga, que representa um golpe financeiro de 200 mil reais nos traficantes. 16 presos.


TEM DE SE RESGUARDAR


Quem enfrenta o crime tem mesmo que se resguardar contra ação de criminosos quando estiver fora do serviço. Bobagem, pois, dizer que facilitar aos policiais a compra de armas e munições com a diminuição no preço seja um incentivo à violência, não são amadores.


APENAS PARA MARCAR POSIÇÃO


Este protesto anunciado pelo deputado Daniel Zen (PT) envolvendo centrais sindicais para o mês de maio, no Estado, vai funcionar apenas para marcar posição contra o projeto da Reforma da Previdência, porque tudo indica que ele será aprovado com folga no Congresso.


PASSA PELO JAMES GOMES


Qualquer escolha de candidato a prefeito no campo dos aliados do governo Gladson em Senador Guiomard terá que necessariamente passar pelo grupo do ex-prefeito James Gomes. Fez da deputada Meire Serafim (MDB), que era de Sena, a mais votada do velho Quinari.


FRENTE PARLAMENTAR


O deputado José Bestene (PROGRESSISITAS), o ex-prefeito Tião Bocalom e o advogado Valdir Perrazo, se reuniram ontem na ALEAC para discutirem a formação da Frente Parlamentar pela Livre Iniciativa, nos moldes como existe na Câmara Federal. E um pouco de política partidária.


A TODO VAPOR


A “Operação Verão” da prefeitura de Rio Branco que será deflagrada na cidade para a recuperação das ruas, deverá ter o início anunciado hoje pela prefeita Socorro Neri. Segundo Distrito e Calafate estarão na primeira etapa dos serviços. Cumpre promessa de colocar toda estrutura da PMRB nas ruas quando terminasse o período invernoso. Antes era desperdiçar.


DIFÍCIL, MUITO DIFÍCIL VIVER NO CALAFATE


O encerramento ontem das aulas de uma escola (não foi na parte noturna, mas pela manhã), com estudantes fugindo em correria após serem informados de que a escola seria invadida por uma facção, mostra que está difícil, muito difícil morar hoje na outrora pacata Calafate.


ENTRA UMA PERGUNTA


Não tinham alardeado de que as forças de segurança não sairiam tão cedo daquele bairro? Os dirigentes da Segurança atribuem o terror na escola a boatos e garantem que estão mantendo o policiamento na área. È bom eu assim seja, os moradores do Calafate querem viver em paz.


NÃO DEMORO RESPONDER


Se me perguntarem se no quesito Segurança houve alguma melhoria que possa ser sentida pela população deste governo para o anterior, não demoro a responder: no somatório geral, trocaram quase o seis por meia dúzia. A redução anunciado nos números de execuções é verdadeira, mas não chegou ser impactante na população. O que tem avançado são os resultados do setor de inteligência na elucidação de crimes e prisões. Mas espera-se mais.


TOCANDO O TERROR


Motoqueiros tocam o terror e praticam novas execuções quase todos os dias na cidade.


NEM PRECISAVA


O governador Gladson só confirmou ontem em sua fala o que a coluna comentou de que, todos os atos com nomeação ou demissão são decisões suas. Besteira ficar acusando o chefe de gabinete Ribamar Trindade e outros por demissões, eles não têm a caneta para demitir.


TAREFEIROS E PONTO FINAL


O chefe do gabinete civil, Ribamar Trindade, e os demais secretários são apenas tarefeiros no governo, assim como foram nomeados podem ser demitidos a hora que o governador quiser.


UM BLEFE QUE SE REPETE


Todos os governos que passaram pelo Acre, mesmo os anteriores aos do PT, sempre anunciavam que os chineses tinham interesse em investir no Acre. Era um Consul sem poderes de decisão visitar o Estado, que o assunto era revivido. Até hoje não investiram em uma ruela.


SERVIU PARA O TURISMO


Na verdade, essa estória (com “e” mesmo), de investimentos estrangeiros no Acre só serviu para que ex-governadores viajassem para o Japão, China, países europeus, num turismo oficial.


FICA NO PSL


O ex-prefeito Tião Bocalom me disse ontem que não vai deixar o PSL, porque não vê motivos para uma mudança. Acredita que ainda será deputado federal pelo PSL no tapetão.


NÃO TEM COMO ESCAPAR


O leitor que tem carro ou moto pode evitar ser vítima de um assalto por bandidos, mas não conseguirá escapar de ser assaltado na bomba de gasolina. Os Postos voltaram subir os preços.


UMA NOVATA QUE DEU CERTO


A senadora Mailza Gomes (PROGRESSISTAS) tem surpreendido com a sua desenvoltura no Senado, com ações que lembram mais uma veterana do que uma novata na casa. Essa sua luta na defesa de uma solução definitiva para o caso das jovens que tiveram reações terríveis após tomar a vacina contra o HPV é memorável. Já cobrou providências da Ministra dos Direitos Humanos, Damares Alves, foi ao Ministério da Justiça, e mais recentemente pediu ajuda à Michelle Bolsonaro, esposa do presidente, para que seja parceira na sua busca de que seja descoberta a causa que está levando dezenas de acreanas a sofrer, com sérias conseqüências no cotidiano de suas famílias, enfim, não somente protestou, mas está marcando de perto por providências. E é o caminho certo, se não ficar em cima o problema cairá no esquecimento.


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.