Menu

Mailza Gomes: “O Acre precisa produzir”

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Encerrando a série de entrevistas com os três senadores acreanos, o ac24horas conversou com a senadora Mailza Gomes (Progressista), que se encontra no estado visitando suas bases e conversando com a comunidade. Uma de suas principais características é ouvir e dialogar. Há cerca dois meses e meio no Senado já transita como uma veterana em busca de seu espaço em defesa da mulher e do bem-estar social de todas as pessoas. Para ela, exercer a política é fazer o bem.


Durante a conversa falou da experiência de ser senadora, do governo Gladson Cameli (do seu partido), da violência contra a mulher – o Acre está no topo da lista da violência contra a mulher no ranking nacional -, do respeito aos prefeitos, vereadores e das comunidades de uma maneira geral. Ela entende que quem deve definir suas prioridades é a própria comunidade e não os seus representantes. Como senadora ela quer viabilizar recursos e ajuda para atender essas demandas das prefeituras.

Publicidade

Alertou para a importância do trabalho social realizado por todas as igrejas. “Infelizmente esse trabalho não é reconhecido e precisa de apoio e parcerias do estado porque as igrejas chegam aonde os governos não chegam”, disse. Mailza Gomes fala das grandes dificuldades que o Brasil está passando. Da necessidade do Brasil e do Acre serem colocados nos trilhos do desenvolvimento. “O Acre tem que produzir”, disse.


Ac24horas: Senadora Mailza, a senhora está há pouco mais de dois meses no mandato como se sente ali no Senado?


Mailza Gomes: Sinto que o caminho está aberto para que eu possa realizar um grande trabalho pelo meu estado. De uma coisa eu sei: é muito trabalho mesmo e as expectativas são boas. O caminho está aberto, com força e vontade a gente consegue produzir no mandato para o bem-estar das pessoas. Fazer política é fazer o bem.


Ac24horas: A senhora é da base de apoio do governo do presidente Jair Bolsonaro, como avalia os primeiros cem dias de seu governo?


Mailza Gomes:  O Brasil mergulhou numa crise muito profunda. É preciso entender isso. Os que governaram antes também fizeram coisas boas, mas é necessário reconhecer que o país ficou muito mal. O presidente Bolsonaro está no caminho certo, está cumprindo suas promessas de campanha. Ele é muito verdadeiro em suas palavras e ações, está colocando o Brasil nos trilhos com muita capacidade. Ele é a nossa esperança.


Ac24horas : Sobre a proposta de reforma da previdência que a senhora tem acompanhado em Brasília, o que dizer?


Mailza Gomes:  A reforma da previdência é uma necessidade reconhecida pela grande maioria de quem quer o bem, para que o Brasil volte a crescer. Tenho ouvido especialistas no assunto e todos dizem a mesma coisa: a reforma tem que acontecer para o Brasil ser viável. O sacrifício é necessário, temos que abrir mão agora para poder garantir o futuro do povo brasileiro. Creio que a reforma vai acontecer porque o Congresso Nacional está empenhado nessa questão.



Ac24horas: Como a senhora avalia os primeiros cem dias do governador Gladson Cameli?


Mailza Gomes: Ter que mudar uma linha de governo de 20 anos não é fácil, é necessário muito trabalho. Vejo no governador Gladson um desejo, uma vontade muito grande em fazer o melhor pelo Acre. Promover as boas mudanças que a população está precisando. Ele quer abrir o estado para investimentos. Sabemos que governos passados também fizeram algo de bom, mas a nossa economia não vai bem porque o modelo antigo não promoveu o desenvolvimento. Não estamos bem. O Acre vai ter que produzir, gerar emprego renda para as famílias.

Publicidade

Ac24horas: Como senadora, como mulher o que a senhora acha do Acre está no topo da lista do estado que mais pratica violência contra mulheres? O que precisa ser feito para mudar essa realidade?


Mailza Gomes: Como mulher, esposa e mãe me coloco no lugar de cada mulher que vejo agredida por qualquer tipo de violência. Infelizmente temos que reconhecer que o Acre é um estado muito violento. Defendo políticas públicas para proteger cada vez mais as mulheres vítimas de uma sociedade violenta. Temos boas leis – a lei Maria da Penha é um bom exemplo -, mas só isso não basta. É preciso fortalecer as famílias, promover educação de qualidade, valorizar o trabalho que todas as igrejas fazem que, infelizmente, não é bem reconhecido. Porém vejo a educação como o meio para erradicar essa violência.


Ac24horas: A senhora terá direito, a partir do ano que vem, a emendas parlamentares no valor de R$ 15 milhões por ano, como pretende distribuí-las?


Mailza Gomes: Você disse bem. Só a partir do ano que vem terei direito as emendas parlamentares. Antes de tudo quero dizer que sou municipalista. O meu desejo é contribuir com as comunidades através das prefeituras na área social. Esse é o meu foco: a área social do nosso estado. Porém, não pretendo distribuir emendas de qualquer jeito. Vou consultar as comunidades, conversar com prefeitos, vereadores e a população para saber quais são as prioridades. É preciso sentir as necessidades das pessoas, o que elas querem, o que precisam para sua rua, seu ramal, sua escola, posto de saúde, seu bairro e sua cidade. Não sou eu que vou determinar a área de investimentos, elas é quem vão dizer.


Ac24horas: Senadora, a senhora assumiu no lugar do governador Gladson Cameli, pretende ser candidata à reeleição em 2022?


Mailza Gomes: Minha única preocupação no momento é trabalhar muito pelo povo do Acre, ajudando nosso estado. Não penso nas eleições de 2022. Quero representar bem a nossa gente no cenário nacional. Porém, mais que isso, dedicar minha vida em favor das pessoas mais necessitadas. Ajudar as prefeituras, o governo e que cada acreano das cidades, dos campos e dos seringais se sintam representados no Senado pela minha pessoa, a senadora Mailza Gomes. Se, ao final desses quatro anos, meu trabalho me respaldar junto à população poderei sim ser candidata a reeleição. O meu trabalho é quem vai dizer.


Ac24horas: Obrigado senadora Mailza por conceder essa entrevista ao ac24horas. 


Mailza Gomes: Eu é que agradeço, muito obrigada e um forte abraço a todos vocês desse importante veículo de comunicação, que é o ac24horas.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido