Menu

Na política, tem tempo de recuar e de atacar

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Nas maratonas de longa distância, sempre estão presentes os chamados “coelhos” – aqueles corredores que saem em desabaladas carreiras na dianteira, mas não concluem a corrida – o mesmo se aplica na política para quem perde a eleição. Os afoitos são como os “coelhos” das maratonas, pela perda de privilégios com a derrota, um dia após a eleição, já saem disparados correndo a cobrar solução de quem ganhou. Bate e amnésia de que estiveram 20 anos no poder. O exemplo acontece no Acre. Os denominados “cuecas apertadas“ e as “calcinhas apertadas” – alas de militantes raivosos do petismo – amadores, no dia seguinte da fragorosa derrota do PT já saíram atirando e criticando o governador Gladson Cameli. Na política, não há mais lugar para amadores rancorosos. É este comportamento que difere os políticos. Os mais centrados do PT, os mais experientes, se recolheram num período sabático depois da derrota. Sabem que, tem tempo de recuar e tempo de atacar. E assim, estão agindo as principais lideranças do PT – Jorge Viana, Marcus Alexandre, Raimundo Angelim, Sibá Machado, Léo de Brito e o não tão longevo na política, deputado Daniel Zen (PT), que foi líder do governo passado. Todos estão recolhidos esperando a hora exata de partir para as cobranças ao governo que entrou. Zen, para a surpresa dos que o consideram um porralouca (pelo contrário, é extremamente lúcido), deu 1 ano de prazo para a gestão Cameli mostrar a que veio. Após isso, virão em peso nas críticas. O mesmo comportamento deverá ser seguido após esta data, pelo Angelim, Jorge, Marcus, Sibá e Léo. E estão sendo cirúrgicos, com o silêncio: depois de completar 1 ano o governador Gladson Cameli, seus defensores, seus secretários, não terão mais a desculpa que mal sentaram, na cadeira do poder. E nem caberá mais culpar o desastrado governo do Tião Viana, porque este já será mais um rosto esquecido na multidão. Na política, a prudência da hora certa é sabedoria. É isso que as lideranças do PT fazem. Mas não confundam, jamais, com temor, passado 1 ano virão fazendo com competência o que sabem fazer: ser oposição. E num governo de equívocos nestes primeiros 100 dias, se não mudar, será um alvo fixo para oposição. E vem sendo um governo tão atrapalhado, que fazer oposição, é como empurrar bêbado ladeira abaixo.


SITUAÇÃO INTERESSANTE


Mas, quando o PT partir para os ataques, vai encontrar uma situação inusitada: há tantos petistas no governo, outros que ficaram colocados no Tião Viana até o último dia de governo, ocupando cargos de confiança, que poderá ser uma guerra de companheiros contra ex-companheiros. Os senhores que se entendam, vou assistir de camarote. E eu me divirto.


O AMBIENTALISTA E A LAJOTA


Este projeto do senador Márcio Bittar (PSDB) autorizando o desmate de 100% nas propriedades privadas, deveria acrescentar um parágrafo que obriga o poder público a fornecer lajota para o piso da floresta amazônica. Cada louco com a sua mania! O mais
interessante e cômico nisso tudo é que o Bittar se considera um “ambientalista”.


A “SHAKIRA” DA COMUNICAÇÃO


A Diretora de Comunicação do Governo, Mirla Miranda, faz nas secretarias uma entrada triunfal, sendo filmada, falante, cabelos esvoaçantes, como uma espécie de Pop Star. Foi o que se viu nas redes sociais da sua visita à SEINFRA. “Se acha a Shakira”, comentou um internauta.


TUDO É PERMITIDO


Num governo, ninguém pode querer se mostrar mais real que o El Rei. Máxima do marketing. Se bem que o Rei tem cometido tantos equívocos no curto reinado, que tudo é permitido.


FOTO MONTADA


Nada espontânea, como alguns imaginaram, a foto do Gladson sentado num banco com secretários fingindo que despachava. Cena montada para moldar a imagem contra burocracia.


SINUCA DE BICO


Os deputados Jenilson Lopes (PCdoB), Edvaldo Magalhães (PCdoB) e os que assinaram a “CPI da Energisa” estão numa chamada sinuca de bico: se conseguirem reduzir o valor das contas de luz com a ação da CPI, como prometem, entram no paraíso popular. Se não conseguirem vão viver um inferno astral de críticas dos que alertam que a CPI não resolverá nada. É isso!


NÃO TEM OUTRO RESULTADO


E não tem outro resultado a apresentarem: reduzir no mínimo metade do valor das contas cobradas pela Energisa. Vou ficar esperando que saia a redução como prometeram. E torcendo.


MOSTRA AÇÃO


Foi sair uma crítica na coluna sobre o abandono da Fonte Luminosa, em frente ao Palácio Rio Branco, para o secretário de Infraestrutura, Thiago Caetano, mandar reparar a parte hidráulica, os esguichos de água e pintar. O Thiago é um dos secretários mais operativos deste governo.


RECADO AOS APRESSADOS


Na última entrevista que participei com o governador Gladson Cameli, ele deu um recado duro aos dirigentes partidários que já estão lançando candidatos a prefeito de Rio Branco: “podem lançar, mas a última palavra sobre o apoio é minha”. Traduzindo: o apressado come cru.


GRANDE ELEITOR


Queiram ou não os seus aliados, ele será o maior eleitor dentro da aliança política que o elegeu, por uma questão básica: é quem está comandando a poderosa máquina estatal.


FICAR NO ENXUGA GELO


O senador Sérgio Petecão (PSD) foi pragmático, sobre como combater a violência: -Se o Estado não gerar emprego para a juventude desses bairros, o ciclo da violência irá continuar crescendo. Será um enxugar de gelo.


MESMO REMÉDIO SE APLICA Á PMRB


Queiram ou não os dirigentes dos partidos de oposição ao governo, no caso das candidaturas á PMRB, a escolha do candidato (que pode ser a própria) passará pela prefeita Socorro Neri.


NÃO VEJO UM MAIS PALATÁVEL


Caso venha a se livrar das acusações que responde na justiça, de fato o vereador Joelso Pontes (PROGRESSISTAS) ficará sendo o nome da oposição à prefeita Fernanda Hassem (PT) mais palatável em Brasiléia, principalmente, se conseguir a unidade em torno do seu nome.


QUEM MORRE DE VÉSPERA PERU


A prefeita Fernanda Hassem (PT) não se ache reeleita, eleição não é uma ciência exata.


É UM AVANÇO POSITIVO


Os dados do Ministério Público Estadual apontam para uma queda nos três primeiros meses deste ano em relação ao mesmo período de 2018, no número de execuções em torno de 25% e de crime contra o patrimônio em 23%. A PM e Polícia Civil estão com a estratégia certa.


QUEDA MAIS BRUSCA


Mas estes números na queda da criminalidade com as ações de governo na área da Segurança precisam melhorar para chegar até a população, para que esta sinta uma sensação de que está segura. Uma justificativa não poderá mais ser usada: a falta de condições de trabalho.


CONTINUA PERIGOSA


Rio Branco continua sendo uma cidade perigosa, a queda na criminalidade foi pequena.


ZONA DE PERIGO


Cuidado! O Canal da Maternidade na parte noturna se tornou tão perigoso quanto os bairros mais barras pesada da periferia. Estacionar o carro no local ou andar a pé é sujeito a um assalto.


KKKK COMO RESPOSTA


Não consegui falar com o Tião Bocalom para lhe ouvir sobre a promessa do presidente do PSL, Pedro Valério, de que irá lhe expulsar do partido se não pedir o boné. Mas o adido do Bocalom, falou por ele mandando um “kkkkkkkk”, como resposta ao Valério.


PANO PARA O MP


A condenação pela Justiça Federal do secretário Vagner Sales por crime de improbidade administrativa vai dar mais pano para as mangas ao MP, para reforçar o pedido para a sua exoneração.


DIREITO A RECURSOS


Sobre a decisão que o condenou por improbidade administrativa ainda cabem recursos.


CANDIDATURA ÚNICA


A carta que o Cameli vai pôr no momento certo na mesa da sucessão na capital é a da candidatura única. Os seus aliados andam falando línguas diferentes. Não será fácil.


NÃO É TAREFA FÁCIL


A candidatura única a prefeito, como defende o governador, não será tarefa cômoda, porque devido o fim das coligações proporcionais, cada partido vai querer ter um candidato majoritário para dar palanque às candidaturas próprias a vereador de Rio Branco.


SE TIVEREM PROVAS, TUDO BEM


Fala-se numa CPI para apurar supostos desvios no DEPASA e no programa Ruas do Povo, na gestão do deputado Edvaldo Magalhães (PCdoB). Se tiverem provas de crimes; tudo bem, mas se já têm em mãos alguma prova, não precisa de CPI, é só encaminhar ao MPE. Somente isso.


SAINDO NA FRENTE


O prefeito de Cruzeiro do Sul, Ilderlei Cordeiro, saiu na frente com mais um ponto positivo da sua gestão: a criação do primeiro Colégio Militar Municipal, no Estado. Já trabalha no projeto. E com o Colégio Militar estadual previsto, se terá duas unidades do modelo naquele município.


NÃO TEM MAIS ESPAÇO


O melhor que os vereadores Célio Gadelha (PSDB) e Clézio Moreira (PSDB) devem fazer é um acordo com a direção partidária para deixarem o ninho tucano, para não terem problemas de disputar a reeleição no próximo ano. O PSDB já decidiu não dar legenda a ambos.


NÃO FOI A IMPRENSA


O ex-deputado federal Alércio Dias tem razão na crítica à mídia só em relação a colegas que o colocaram erradamente como condenado por “improbidade administrativa” – o que não é verdade. Fora isso, a imprensa não tem culpa, quem o meteu na trapalhada foi o seu governo.


NADA TERIA ACONTECIDO


Não fosse a trapalhada do governo nada da confusão em que lhe meteram teria ocorrido.


SEGURANÇA A QUEM INVESTE


Um projeto elaborado pelo secretário de Agricultura, Paulo Wadt, com dispositivos para dar mais garantia aos investimentos na área rural, deve ser enviado pelo governador nos próximos dias à Assembléia Legislativa. Wadt é visto pelo Gladson como um secretário que deu certo.


PROBLEMA NÃO É O NOME


As derrotas do governo na Assembléia Legislativa não estão relacionadas à sua liderança naquela casa, mas a quem ocupa a função não ter liberdade para encaminhar reivindicações dos parlamentares e ter a garantia de que serão atendidas. Culpa de quem tem a caneta.


PODE COLOCAR O PAPA


Podem colocar o Papa Francisco como líder do governo na Assembléia Legislativa que, dentro deste contexto do governo de não estar mais próximo do Legislativo, que não resolverá este problema e novas derrotas podem acontecer. Insisto: a questão é formal e não no nome.


NÃO ENTRA NA BASE


Pelas suas posições, parece que, pelo menos neste momento, o deputado Roberto Duarte (MDB), continuará entre os que mais fustigam o governador Gladson Cameli na tribuna da ALEAC. Tem se somado a todas as investidas da oposição para derrubar a imagem do governo.
A sua oposição tem sido letal, porque vem de alguém eleito na coligação do governador.


ANTENADO COM A MODERNIDADE


Prevista para Junho a inauguração das novas instalações do ac24horas, com estúdios para vários programas, inclusive, para um de entrevistas, que avalio comandar. Até lá!


SEM RANÇO


A entrevista que o governador Cameli deu ao jornalista Tião Vitor do OPINIÃO, mostra que não tem nenhum rancor contra o órgão de comunicação, hoje, o de maior circulação no Estado. E, logicamente, por isso já se tornou o mais lido. Foi uma luta que venceu vários Golias.


UMA BASE QUE NÃO SE ENTENDE


O governo chegou aos seus 100 dias com uma base de apoio na Assembléia Legislativa completamente desorganizada. Sofreu duas derrotas quando teve que precisar da sua base, que lhe foi infiel nos votos. Só não está pior porque a mesa diretora, nas figuras do presidente Nicolau Junior (PROGRESSISTAS) e Luiz Gonzaga (PSDB) lhe são fiéis. Mas estes têm um limite. Ou o Gladson acerta de vez os ponteiros com os deputados ou virão novas derrotas. E vai precisar dos parlamentares para aprovar os projetos que mandará à casa. É o quadro.


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.