Categories: Destaque 2 Notícias Política

Prefeitos do Acre avaliam discurso de Bolsonaro na Marcha à Brasília em Defesa dos Municípios

Por
Da redação ac24horas

Mais de oito mil pessoas, entre prefeitos, parlamentares e gestores executivos de todo Brasil, participam da 22° Marcha à Brasília em Defesa dos Municípios. O evento, conhecido como Marcha dos Prefeitos, contou a presença do presidente Jair Bolsonaro.


Em seu discurso de abertura do evento, Bolsonaro defendeu a exploração de recursos naturais. “Quero, se depender de mim, explorar racionalmente a nossa Amazônia”, afirmou. Por que o Brasil é pobre? Temos uma encruzilhada pela frente, por isso temos que fazer a Reforma da Previdência para equilibrar as nossas contas. Queremos nossos filhos melhores do que nós e, juntos, vamos resgatar o futuro do Brasil”, destacou.



Do Acre, 12 prefeitos participam da Marcha Nacional, entre eles o prefeito de Cruzeiro do Sul, Ilderlei Cordeiro, e a prefeita de Rio Branco, Socorro Neri. Segundo o chefe do Estado, os rendimentos oriundos dos negócios firmados na Amazônia também serão repassados às prefeituras, por meio do Fundo de Participação dos Municípios.


Segundo Ilderlei Cordeiro, o Governo Federal deve valorizar a região Amazônica. “A melhor maneira de fazer isso é através das prefeituras. Afinal, os brasileiros vivem nos municípios. Quem cuida dessa riqueza que o presidente se referiu são os prefeitos, gestores que estão na ponta. Ele reconhecerá isso nos ajudando com investimentos em saneamento básico e economia, gerando emprego, renda e qualidade de vida”, salientou o gestor da segunda maior cidade do Acre.



Para a presidente da Associação de Municípios do Acre (Amac), Socorro Neri, a rediscussão do pacto federativo é essencial. “Os municípios reivindicam aqui nesta Marcha uma reforma tributária, uma rediscussão do pacto federativo, à medida que os municípios receberam muitos encargos. Encargos esses que comprimiram a capacidade dos municípios de atenderem todas as demandas, sobre tudo, de infraestrutura das cidades. Sem recurso não temos como avançar”, endossou a prefeita de Rio Branco.


O segundo dia de encontro também contou com ainda com a presença dos presidentes da Câmara Federal e Senado, Rodrigo Maia e Davi Alcolumbre, bem como do presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Glademir Aroldi.


“O movimento municipalista está pronto para construir um pacto federativo. O modelo atual está falido. Temos que atender os prefeitos sufocados pela responsabilidade do pacto federativo. Precisamos deixar claro as atribuições da União, do Estado e Municípios. Temos que compartilhar todos os recursos da União”, reforçou o presidente do CNM, Glademir Aroldi.


Entre as pautas mais debatidas no encontro, destaca-se a Reforma da Previdência, que, segundo Rodrigo Maia, “se não for feita, os políticos não poderão sair nas ruas. Precisamos enfrentar as despesas. O problema são as estruturas caras como a presidência e o Congresso”, avaliou.


Share
Por
Da redação ac24horas

Últimas Notícias

  • Televisão

Após ganhar festa na Globo, César Tralli anuncia pausa: ‘Chegou minha hora’

César Tralli vai se afastar do Jornal Hoje, na Globo, nos próximos dias. O âncora…

27/12/2024
  • Acre

Militares da FAB sofrem acidente na BR-364 após estouro de pneu e ficam feridos

Dois militares da Força Aérea Brasileira (FAB), identificados como Ruan Costa dos Santos, de 19…

27/12/2024
  • Política

Ulysses fortalece tratamento oncológico no Acre com emenda de R$ 100 mil para a Associação Amigos do Peito

O Deputado Federal Coronel Ulysses (União Brasil-AC) reafirma seu compromisso com a saúde e o…

27/12/2024
  • Acre

Velório do irmão de Thor Dantas é realizado na Capela São João Batista

O médico infectologista Thor Dantas divulgou nas redes sociais que o velório de seu irmão,…

27/12/2024
  • Acre 01

Gladson anuncia antecipação de pagamento a partir da meia-noite de sábado

O governador Gladson Cameli (PP) anunciou nesta sexta-feira, 27, que os servidores públicos do Estado…

27/12/2024
  • Cotidiano

Réveillon da Família terá mais de 200 agentes para garantir segurança na Arena da Floresta

Representantes do governo do Acre, da Prefeitura de Rio Branco e da Associação Comercial, Industrial…

27/12/2024