Categories: Notícias Política

Prefeitura de Cruzeiro do Sul é acusada de cometer irregularidades com recursos da saúde

Published by
Leônidas Badaró

Servidores da prefeitura da segunda maior cidade do Acre, estão denunciando que a gestão de Ilderlei Cordeiro está deixando de cumprir as normas do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica (PMAQ), que tem como objetivo incentivar os gestores e as equipes para melhorar a qualidade dos serviços de saúde oferecidos aos cidadãos.


Para estes servidores, que não querem ser identificados temendo represálias, o pagamento do prêmio está cheio de irregularidades.


Um decreto municipal estabelece que 70% dos recursos recebidos são aplicados na melhoria da Atenção Básica e os outros 30% vão para os servidores lotados nas Unidades Básicas de Saúde como prêmio de valorização e inovação.


O pagamento que deveria ter sido realizado ainda no mês de dezembro do ano passado, só foi realizado agora em março. A justifica da prefeitura, acredite, é que dividir os valores para cada servidor que tem direito ao benefício levou mais de dois meses.


Outra situação no mínimo estranha é a recusa da secretaria em informar quais os servidores receberam e o valor do benefício, já que a transparência no uso dos recursos públicos é um direito do cidadão. “Divulgar lista de pagamento não está previsto no decreto. Não tem o porquê fazer isso”, diz a secretária municipal de saúde, Juliana Pereira”.


Engraçado é que a tal transparência é a mesma justificativa para explicar a denúncia de que a prefeitura não informa o real valor recebido do governo federal. “A prefeitura nunca escondeu os valores, até porque estão disponíveis no portal da transparência do Ministério da Saúde”, afirma a secretária.


Enquanto isso, os servidores reclamam da falta de transparência e perseguição. “Quando vamos pedir pra sair desse programa somos ameaçados e perseguidos. Somos obrigados a participar de uma coisa que colocamos nossa assinatura, somos fiscalizados pelo governo federal que vem anualmente fiscalizar e não temos o direito de saber a real situação do programa?”.


Share
Published by
Leônidas Badaró

Recent Posts

Estevão salva e Palmeiras vence Botafogo na Copa do Brasil

O Palmeiras passou apuros, mas venceu o Botafogo-SP por 2 a 1 no Allianz Parque…

02/05/2024

Governo mantém Concurso Unificado em todo o país neste domingo (5)

O governo federal confirmou nesta quinta-feira (2) a aplicação das provas do Concurso Público Nacional…

02/05/2024

“Socorro Neri perdeu as condições de ser a candidata”, diz dirigente do Progressistas

O secretário geral do Diretório do Progressistas de Rio Branco, Márcio Pereira, já está falando…

02/05/2024

‘Cãominhada’ com 54 cães celebra aniversário da PM em Cruzeiro do Sul

No próximo domingo, 5, às 7 horas em Cruzeiro do Sul, cerca de 54 cães…

02/05/2024

São Paulo sai atrás, mas reservas mostram força para virar sobre o Águia

O São Paulo venceu o Águia de Marabá por 3 a 1 na noite desta…

02/05/2024

Botafogo acorda no 2º tempo, bate Vitória e sai na frente na Copa do Brasil

O Botafogo levou susto, mas fez o dever de casa ao bater o Vitória por…

02/05/2024