O governador Gladson Cameli (Progressistas) anunciou neste sábado (30) uma série de ações que na prática recriam órgãos e ações de gestões passadas, inclusive uma do tempo de seu tio, o ex-governador Orleir Cameli, a quem já declarou manter profunda admiração e respeito.
Cameli deve lançar nesta segunda-feira (1) o programa Ombro a Ombro, revival da parceria estabelecida nos anos 1990 entre o governador e o prefeito de Rio Branco à época – Orleir Cameli e Mauri Sergio, respectivamente -na manutenção viária da capital. A diferença desta versão é que o Governo irá atuar como parceiro de todos os prefeitos com pavimentação e saneamento básico nas 22 cidades.
As informações foram prestadas publicamente neste sábado (30) na 2ª edição do programa Fale com o Governador, ancorado pelo jornalista Jairo Carioca na rádio Aldeia FM, emissora do Sistema Público de Comunicação do Acre. Gladson respondeu a vários questionamentos dos ouvintes e confirmou os ajustes que fará na reforma administrativa. As mudanças, pelo que se depreende das declarações do governador, não serão pequenas: junto com o Ombro a Ombro serão ressuscitados o Instituto de Mudanças Climas e Serviços Ambientais (ICM), o Instituto Dom Moacyr de Ensino Profissionalizante (IDM) e órgãos ligados às políticas afirmativas, como as secretarias da Mulher, dos Povos Indígenas e Assistência Social. Todos esses organismos estavam extintos ou minorizados em sua gestão mas as cobranças paroquiais e o sistemático desgaste político com segmentos regionais e da comunidade brasileira e internacional o fizeram repensar.
É possível que as ações afirmativas passem a ser abrigadas em um grande órgão que poderá denominar-se Secretaria da Mulher, Direitos dos Índios e Ação Social.
Gladson voltou a pedir paciência à população, criticou os críticos de seu governo e reafirmou que o governo “já deu certo”. Garantiu ainda que valores em atraso serão pagos tão logo seja possível. “Vamos pagar todas as nossas contas”, assegurou.
Questões como a segurança pública foram tratadas e ele apresentou números mostrando que há queda na criminalidade no Acre e que seguirá investindo para melhorar ainda mais.
Gladson prometeu ajudar as famílias com meninas com supostas sequelas da vacina do HPV. Ele visitou uma delas e contou que ficou chocado com a situação, garantindo empenho pessoal na prestação de apoio a esse grupo.