Categories: Acre Notícias Política Vídeos

Pacientes do Pronto Socorro ficam três dias sem alimentação

Por
João Renato Jácome

Ao menos 10 pacientes do Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb) ficaram entre segunda e quarta-feira, dias 25 e 27 de março, sem alimentação nas enfermarias masculina e feminina e no Setor de Emergência Clínica. A denúncia foi feita por servidores do hospital e familiares de pacientes.


Segundo apurou o ac24horas, o hospital não dispõe dos frascos em que são colocadas as refeições servidas aos pacientes que se alimentam por meio de sondas. Sem o material, é impossível que os enfermos comam, causando uma série de prejuízos aos pacientes internados.


A irmã de um dos pacientes internados, que estava aguardando informações sobre o rapaz, conta que a alimentação dele foi suspensa na tarde de segunda, desde quando a família foi orientada a comprar os frascos. Sem dinheiro, ela diz que já não sabe a quem recorrer. Já são mais de 48 horas de comida.


“Eu já falei com a nutricionista, mas ela disse que infelizmente não tem os plásticos de colocar a comida líquida dentro, e que está faltando em todo canto, e que não é só aqui. Semana passada também não tinha e depois apareceu, mas agora acabou de vez mesmo. A gente precisa que isso seja resolvido rápido”, diz.


Uma servidora do setor de alimentação conta que falta suplementos e fórmulas há várias semanas e que a informação repassada não é das melhores, mas de que o problema deve persistir pelos próximos dias. “Eles nos disseram que chegaria uma carreta, mas até agora nada. Chegaram alguns produtos, mas não é tudo que precisa”, comenta.


“O grande problema aqui é que são muitas pessoas precisando de produtos variados, e isso é um fatos que precisa de planejamento. Eles deixam as coisas muito soltas, e quando precisa, não tem o produto disponível no lactário. Os nutricionistas pedem, mas não tem”, alerta.


Procurada, a Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) informou, por meio da Direção Geral do Huerb, que o estoque de frascos foi reposto na tarde de quarta-feira, e que nenhum dos pacientes ficou sem o material. Havia, ainda, uma carreta chegando à cidade com mais frascos. Isso poderia ocorrer a qualquer momento.


Contudo, em visita ao hospital já pela noite, por volta das 19 horas, a reportagem do ac24horas constatou que os pacientes continuavam sem o material necessário às alimentações, logo, sem serem alimentados. Um deles com risco iminente de entrar em coma, segundo uma técnica de enfermagem do setor de Emergência Clínica.



Share
Por
João Renato Jácome

Últimas Notícias

  • Extra Total

Acre tem saldo negativo de empregos em novembro, aponta dados do Caged

O mercado de trabalho formal no Acre registrou um saldo negativo de 372 vagas em…

27/12/2024
  • Destaque 1

Homem que pagou R$ 2 mil para PMs do “Esquadrão” matarem ex-funcionária é preso

O empresário Sergio Luiz Zucarelli, de 74 anos, foi preso nesta sexta-feira, 27, na cidade…

27/12/2024
  • Juruá

Ônibus da Transacreana quebra e deixa passageiros parados por mais de 5 horas na BR-364

Os passageiros que iam de Rio Branco para Cruzeiro do Sul na noite desta quinta-feira,…

27/12/2024
  • Cotidiano

Carreata com carros antigos acontece nesta noite no centro de Rio Branco

Na noite desta sexta-feira, 27, acontece a esperada Carreata do Concurso de Ornamentação Natalina, promovida…

27/12/2024
  • Acre

Irmão do médico Thor Dantas é encontrado morto em Rio Branco

Thiago Dantas, 49 anos, irmão do médico infectologista Thor Dantas, e filho de Concita Maia,…

27/12/2024
  • Destaque 2

Nível do Rio Acre sobe e chega a 10,27 metros

O nível do Rio Acre chegou a 10, 27m ao meio-dia de hoje. Desde às…

27/12/2024