Categories: Destaque 5 Notícias Política

Emoção marca entrega do Diploma Bertha Lutz pela senadora Mailza Gomes a mulheres acreanas

Por
Roberto Vaz

A senadora Mailza Gomes entregou diploma para a ex-governadora Iolanda Lima Fleming e para a filha da ex-senador Laélia Alcântra, Noélia de Alcântara


A entrega do Diploma Bertha Lutz pelo Senado Federal na manhã de hoje (26) as acreanas Iolanda Lima Fleming e Laélia Alcântara (in memoriam) foi marcada pela emoção. A solenidade reconhece pessoas que se destacam na luta pelo protagonismo feminino na sociedade brasileira.



A indicação das políticas acreanas foi da senadora Mailza Gomes (Progressistas-AC) que fez questão de citar individualmente, a história de cada uma das homenageadas. “Laélia foi a primeira senadora negra do país, sua atividade como cidadã mistura-se à luta do povo acreano, e Iolanda a primeira governadora do país ainda continua nos ensinando a importância participação da mulher na política” destacou Mailza.


A primeira a ser homenageada no plenário do Senado foi Iolanda Lima Fleming, primeira mulher a governar um estado brasileiro. Em seu discurso a ex-governadora elogiou o trabalho da senadora Mailza.


“Nos sentimos representados por essa mulher” disse a homenageada. Muito emocionada, Iolanda lembrou do ex-senador Nabor Júnior, de quem foi vice-governadora.


Ao contar sua história como professora de OSPB, disse que todas mulheres do Acre têm histórias de luta, “somos filhas das dificuldades, pessoas humildes, que nasceram na roça, mas destemidas, que buscam o que querem” acrescentou Iolanda.


Noélia de Alcântara destacou que sua mãe estaria com 95 anos se estivesse viva.  Relembrou o fato da mãe ser a primeira senadora negra do país, afirmando que mesmo de origem baiana, Laélia Alcântara tinha o Acre no coração.



“Todo mundo lembra da médica Laélia Alcântara e da senadora também. Eu agradeço a Mailza, que novinha, me lembrou minha mãe. Através das mãos dela é que recebo esse diploma e agradeço a todos” concluiu Noêmia.


Para a senadora Mailza Gomes, as homenagens feitas às mulheres acreanas com um diploma de destaque como o Bertha Lutz, é um momento de fundamental importância no início de sua luta pelo fortalecimento da mulher. “Esse é um momento especial em que todas as mulheres acreanas estão sendo representadas. A minha luta é a luta de cada cidadã e cidadão acreano, pela democracia e a construção de um Brasil mais justo para todos” comentou a senadora.


 


Share
Por
Roberto Vaz

Últimas Notícias

  • Famosos

Roberta Miranda diz que escondeu sexualidade após promessa para a mãe

A cantora Roberta Miranda revelou que escondeu a própria sexualidade após fazer uma promessa para…

21/12/2024
  • Famosos

Amiga de Preta Gil atualiza estado da cantora após cirurgia: ‘Muito forte’

Malu Barbosa, amiga de Preta Gil, deu atualizações sobre o estado da cantora na manhã…

21/12/2024
  • Televisão

William Bonner tropeça após exercício e mostra braço imobilizado

William Bonner, 61, publicou uma foto em que aparece com o braço imobilizado após tropeçar…

21/12/2024
  • Televisão

Rodrigo Faro se emociona ao gravar último programa na Record. Veja!

Nesta sexta-feira (20/12), Rodrigo Faro gravou o último programa na Record. O apresentador deixa a…

21/12/2024
  • Famosos

“Ego muito grande”, diz Anitta sobre se relacionar com pessoas famosas

Anitta abriu o coração e falou sobre a briga de ego que tanto assola o…

21/12/2024
  • Região Norte
  • Rondônia

Policial Penal suspeito de alugar celulares para presos é afastado do cargo

Um policial penal suspeito de alugar celulares para presos integrantes de facções criminosas, foi afastado…

21/12/2024