Uma luz no fim do túnel para entidades que desenvolvem papel de importância social no Acre.
Deve ser votada na Assembleia Legislativa ainda nesta terça-feira, 26, a tão esperada lei que vai regularizar as subvenções sociais, que são transferências de recursos públicos para prestação de serviços essenciais na promoção e assistência social, médica e educacional de entidades.
É pela aprovação dessa lei pelos deputados estaduais que coordenadores, servidores e, principalmente, pacientes de entidades sociais esperam ver resolvido a situação de penúria de locais de serviços tão importantes como Educandário Santa Margarida, Lar dos Vicentinos, Casa de Acolhida Souza Araújo e tantos outros.
O ac24horas vem ao longo das últimas semanas mostrando a triste realidade dessas instituições que sofrem para manter atendimento sem recursos. A Casa de Acolhida Souza Araújo, por exemplo, que tem portadores de hanseníase que moram no local há mais de 50 anos sofre com a falta de materiais básicos, como curativo e gaze para curativos. A ameaça até de fechar as portas no fim deste mês, se nada for feito.
No Educandário Santa Margarida o salário de servidores está atrasado desde fevereiro e as mais de 40 crianças atendidas não passam necessidades graças à solidariedade de muitas pessoas que ajudam com doações. O atraso nos repasses do governo chega ao valor aproximado de 100 mil reais.