Menu

Marina recusa fusão com PPS e faz nova tentativa para salvar Rede

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O sonho de Marina Silva de formar um partido que superasse as práticas da “velha política” pareceu chegar ao fim após o primeiro turno das eleições de 2018, quando seu capital político se reduziu a 1% do eleitorado, e a Rede, partido criado em 2015, falhou ao tentar superar a cláusula de barreira. A norma impede o repasse de recursos públicos e o acesso à propaganda na TV e no rádio a legendas que não atingirem um patamar mínimo de votos para deputado federal.


Mesmo engolida pela onda conservadora que elegeu o PSL, Marina está disposta a uma última tentativa. Após meses de divisão no núcleo mais próximo à ambientalista, a Rede recusou uma fusão com o PPS e quer funcionar à base de doações de filiados e simpatizantes, o que Marina chama de “fundo voluntário”.

Publicidade

Em 2018, o partido direcionou metade de seu dinheiro para a campanha presidencial. A estratégia era que a figura de Marina conseguisse levar o partido a superar 1,5% dos votos para deputados federais em pelo menos nove estados, uma das exigências da nova legislação eleitoral. Durante a campanha, no entanto, o capital político da ex-senadora se desidratou dos 20% que tinha no início de junho de 2018, segundo as medições de intenções de votos, para 1% dos votos registrados no primeiro turno da eleição presidencial.


Com isso, integrantes da Executiva Nacional (ou Elo, como é chamada no partido) passaram a defender abertamente uma união com o PPS. As discussões sempre foram respeitosas, segundo interlocutores, mas representaram uma das principais divisões da história do grupo.


Boa oferta

Legalmente, a legislação eleitoral proíbe que partidos com menos de cinco anos façam fusões. Mesmo assim, segundo participantes das conversas, a Rede recebeu uma boa oferta. O PPS estava disposto a receber os filiados da sigla, rediscutir seu estatuto e mudar de nome. Na última semana, contudo, Marina ligou para o presidente do PPS, Roberto Freire, e agradeceu a proposta, mas disse que a Rede tentará seguir com as próprias pernas.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido