Menu

Governo e prefeitura atrasam repasses e Educandário Santa Margarida está no limite

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Mais uma entidade que desenvolve um papel social de extrema relevância sofre com o atraso nos repasses do Governo do Acre e da prefeitura de Rio Branco.


Agora é o Educandário Santa Margarida, fundado em 30 de agosto de 1942, que funciona como Instituição de Acolhimento para Crianças e Adolescentes de 0 a 12 anos sob medida de proteção e é, sem sombra de dúvidas, uma das instituições mais reconhecidas e respeitadas pela sociedade acreana.

Publicidade

Mesmo assim, a situação atual é extremamente preocupante. Como fonte de renda para custear o pagamento de salários dos servidores e para cobrir as despesas, inclusive a alimentação para as crianças, o Educandário recebe repasses do governo e da prefeitura.


O problema é que tanto estado e município não vêm honrando com o pagamento, colocando a instituição em situação pra lá de delicada.


O repasse do Governo do Acre, por volta de 32 mil reais, ainda não foi pago este ano. São cerca de 64 mil dos meses de janeiro e fevereiro, sem contar março que já está chegando ao final.


Com a prefeitura não é muito diferente. O repasse de fevereiro, 12 mil e 500 reais, está atrasado e já está vencendo março. Só que no caso da gestão municipal há um agravante. Um prédio, que fica ao lado do Educandário e é patrimônio da instituição, é alugado para a prefeitura de Rio Branco, onde funciona uma escola municipal. O aluguel, valor de 13 mil reais, está atrasado, acredite, desde dezembro.


Não precisa ser nenhum especialista em matemática para chegar a conclusão de que o atraso dos repasses e do aluguel, que supera os 100 mil reais, deixa a gestão do Educandário sem condições de pagar o salário dos 28 servidores e compromete o básico das alimentações e as condições mínimas para as 44 crianças que estão, atualmente, acolhidas no Educandário Santa Margarida.


“É com esses recursos que pagamos salários e cobrimos as despesas da instituição. Com esse atraso o que nos resta é fazer uma campanha, apelando para a solidariedade das pessoas. Chegamos ao nosso limite. Tínhamos uma reserva, mas acabou”, esclarece Eduardo Vieira, coordenador de gestão e planejamento do Educandário Santa Margarida.


Quem tiver interesse em ajudar, pode entrar em contato pelo telefone 3224–2828 ou fazer uma visita à instituição que fica localizada na Rua Rio Grande do Sul, Bairro Preventório.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido