Menu

Estudantes ribeirinhos perdem aula por falta de barqueiro, no município de Porto Acre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Ao menos 20 estudantes da rede estadual de ensino no Acre, que residem em comunidades ribeirinhas como o Seringal Bom Destino, situado nas entranhas do município de Porto Acre, estão perdendo aula desde o início do ano letivo por falta de um barqueiro contratado para fazer o transporte desses alunos.


As aulas começaram no último dia 18 de março. Não bastassem as dificuldades que esses alunos têm de enfrentar para estudar – percorrendo quase três horas de barco, saindo de casa na madrugada e só retornando no final da tarde – pais e estudantes agora estão preocupados com o andamento do calendário escolar.

Publicidade

“A gente tem medo de eles não conseguirem acompanhar o aprendizado dos alunos que moram na cidade”, lamentou Leia da Silva, mãe de três adolescentes que necessitam do transporte para frequentar a escola.


O que diz a SEE

Ao ac24horas, a Secretaria Estadual de Educação, Cultura e Esporte do Acre informou que o transporte dos alunos ribeirinhos ficava a cargo da Prefeitura, pois havia alunos tanto do município quanto do estado necessitados do barco.


Porém, em 2019, segundo a secretaria, não há mais alunos do município e por isso não estava havendo transporte.


“O represente do Núcleo da SEE no município já fez contato com a prefeitura de lá e ficou acordado que a partir de amanhã – terça-feira, 26, o transporte será retomado e ficará garantido pela prefeitura até que a SEE realize processo licitatório e assuma essa demanda”, garantiu a secretaria através de sua assessoria.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido