Categories: Destaque 5 Notícias

População reclama que Sindcol não está atendendo toda a demanda

Published by
Thais Farias

Nos últimos dias, são inúmeras as reclamações de estudantes e pais de alunos que vão à OCA renovar o cartão de ônibus e são obrigados a voltar para casa devido ao grande fluxo de pessoas que desejam fazer o mesmo serviço, junto ao Sindicato das Empresas de Transportes Coletivos do Acre (Sindcol), situado na Quintino Bocaiúva, em Rio Branco.


Rosanete de Paula é mãe de dois estudantes e está há uma semana indo diariamente à OCA na tentativa de renovar o passe escolar dos filhos. Porém, sem sucesso. Na manhã desta quinta-feira, 21, mais uma vez ela foi informada por funcionários do Sindcol que teria de retornar outro dia. “Todas as vezes o órgão alega que está sem sistema ou que o sistema está muito lento e que não é possível atender à todos que lá estão”, reclama.


Segundo ela, o período mais crítico é na parte da manhã e pede que as autoridades solucionem esse problema. “Vejo que algumas das opções a serem feitas para melhorar isso seriam abrir novos locais de atendimento e potencializar o sistema para atender a enorme demanda”, sugere de Paula.


Lentidão no sistema

O diretor em exercício da OCA, Airton Queiroga, garante que o caso do Sindcol é específico, pois trata-se de um órgão privado que administra o cartão de passe escolar. Segundo Queiroga, a lentidão no atendimento vem se dando por dois motivos.


Além disso, dois postos de atendimento estão funcionando na Universidade Federal do Acre (Ufac), onde os acadêmicos não precisam se dirigir à OCA para fazer a renovação.


“A oscilação do sistema do órgão e a concentração nesse período do ano, a elevada demanda, causa essa lentidão. Para minimizar a situação, o Sindicol nos informou que abriu dois postos de atendimento na UFAC para desafogar um pouco a OCA, mas mesmo assim, os alunos daquela instituição continuam a vir a OCA”.


OCA

A OCA é uma organização que agrega 26 órgãos das esferas municipal, estadual, federal e da iniciativa privada de cunho público. O órgão tem realizado uma média de 8 mil atendimentos em serviços diários.


“Cada órgão tem sua equipe de atendentes e normativas específicas, as quais não temos governabilidade nem nos critérios legais e formais de seus procedimentos, nem na contratação de seus servidores (exceto os vinculados diretamente a OCA”, informa Airton, diretor da OCA.


Ele ainda garante que a OCA possui sinal de internet próprio e sistema de gerenciamento de senhas. “E, os órgãos têm também os deles, de modo que nem todos os problemas devam ser atribuídos a OCA e sim aos órgãos”, finaliza.


Share
Published by
Thais Farias

Recent Posts

Confusão em show de Naiara Azevedo termina com mulher ferida

Uma confusão no meio do público do show da cantora Naiara Azevedo, em frente ao…

01/05/2024

Naiara diz que vai fazer um dos melhores shows da carreira e cantar músicas ainda não lançadas

A cantora Naiara Azevedo disse em coletiva pré-show em frente ao Palácio do Governo, em…

01/05/2024

Flamengo bate o Amazonas em noite de vaias ao time e aplausos a Gabigol

O Flamengo venceu o Amazonas por 1 a 0, nesta quarta-feira (1), pelo jogo de…

01/05/2024

Gladson interrompe pré-show de Naiara Azevedo e decreta ponto facultativo até o meio dia da quinta-feira (2)

O governador do Acre, Gladson Cameli, interrompeu a programação do Dia do Trabalhador em Rio…

01/05/2024

Mailza Assis é diagnosticada com pneumonia e vai ficar internada no Pronto-Socorro

Após ser levada para o Pronto-Socorro de Rio Branco na noite desta quarta-feira, 1º, a…

01/05/2024

Gladson diz que suspeita é que Mailza Assis esteja sofrendo de quadro viral

O governador Gladson Cameli chegou ao evento do Dia do Trabalhador, em frente ao Palácio…

01/05/2024