Menu

Igreja cobra deputados solução para crise das instituições Santa Juliana e Casa Souza Araújo

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Liderada pelo Bispo Dom Joaquim Pertinez, a cúpula da igreja Católica no Acre, responsável pela administração do Hospital Santa Juliana e da Casa de Acolhimento Souza de Araújo, participou de uma reunião com os deputados da Assembleia Legislativa na manhã desta quinta-feira, 21. O convite para o encontro foi intermediado pelo deputado Jenilson Leite (PCdoB).


No encontro, Dom Joaquim alertou que a situação da saúde pública pode ficar ainda mais comprometida caso o governo do Acre não honre os compromissos firmados com Hospital e que o Estado não não manifestou interesse na renovação do contrato que viabiliza o hospital Santa Juliana a atender pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Publicidade

Ao expor a situação aos deputados, o padre da Diocese de Rio Branco, Jairo Coelho, enfatizou que situação do Santa Juliana é parecida com a da Casa de Acolhida Souza Araújo, que enfrenta sérios problemas financeiros devido à falta de repasse do governo do estado desde o mês de julho da última gestão até a atual gestão estatal.


Foto: Sérgio Vale

O convênio da Secretaria estadual de Saúde com o Santa Juliana, assinado em 2013, vence no próximo dia 31 de março. “Até o dia 31 de março as obras sociais da Diocese de Rio Branco se responsabiliza pelo gasto financeiro, mas a partir do mês de abril deixa de ser nossa responsabilidade. Precisamos de um posicionamento do Estado se fato querem o Santa Juliana como parceiros. Se não quiserem, iremos buscar outras formas para continuarmos o trabalho independente da situação do governo”, frisa Padre Jairo.


Jairo lembrou que para dar continuidade às ações sociais da Diocese, o governador Gladson Cameli deveria propor um novo Projeto de Lei na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac). “Esse Projeto de Lei não foi encaminhado à Aleac até o momento, por isso não existe mais convênio entre o atual governo e a Casa está nessa situação precária”, declarou.


Segundo ele, “não existe convênio e também não há previsão de que esse convênio seja renovado, já que o PL não foi encaminhado aos deputados”. A Diocese garante que Gladson Cameli e o secretário estadual de saúde, Alysson Bestene já foram avisados da situação.


Foto: Sérgio Vale

A dívida para que a Diocese possa manter a Casa de Acolhida Souza Araújo, por exemplo, chega a quase dois milhões de reais. A dívida acumulada com o hospital Santa Juliana, contando com os atrasos da gestão de Sebastião Viana (PT), já soma mais de R$ 4 milhões. O Santa Juliana atende 40% dos partos encaminhados pelo serviço público de saúde e, ainda, a maior parte das cirurgias cardíacas cadastradas pelo SUS.


Presidente da Comissão de Saúde da Aleac, o deputado José Bestene (Progressistas), afirmou que entende a situação, mas que existe uma limitação orçamentária. O parlamentar destacou que parte dos pagamentos serão efetuados o mais breve possível para Santa Juliana. “Esperamos que isso seja resolvido o mais rápido possível, mas estamos pagando o preço da irresponsabilidades de gestores passado”.


Responsável pela vinda de membros da Diocese, o deputado Jenilson Leite reforçou que uma reunião deve ser realizada o mais rápido possível com a Casa Civil para acelerar a resolução desse problema. “Peço que o nosso presidente Nicolau Júnior reforça essa demanda o mais rápido possível para que possamos sentar com o governador”.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido