Categories: Acre Notícias Política

Presídios do Acre tem novas regras para visitação, informa IAPEN

Por
Da redação ac24horas

O Governo do Estado do Acre, por meio do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), publicou no Diário Oficial desta quarta-feira, 20, a portaria nº 573/2019 que dispõe sobre a normatização do cadastro de visitantes e dos procedimentos de visitas das Unidades Prisionais do Estado do Acre. A portaria visa atender os critérios organizacionais de cada Unidade Prisional.


No que diz respeito ao cadastro de visitantes, a portaria esclarece que as pessoas privadas de liberdade poderão receber visitas do cônjuge, companheiro ou companheira, parentes e amigos, em dias determinados, desde que devidamente autorizados pela pessoa presa e pela Direção da Unidade Prisional. A carteira de visitante será validada pelo presidente do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen) ou pelo gerente de Ação Social.


No caso das instituições religiosas que manifestarem interesse em prestar a devida assistência às pessoas privadas de liberdade, estas deverão apresentar, além dos documentos obrigatórios, uma declaração ou projeto de assistência religiosa da entidade pretendente. No documento deve constar o objetivo, prazo de duração, meios empregados e a Unidade Prisional a que pretende assistir.


Quanto a visita familiar será realizada, preferencialmente, aos sábado e domingos, em horário estabelecido pela direção da Unidade Prisional, podendo ter duração de até quatro horas, divididas em períodos matutino e vespertino, das 08h às 12h e das 13h às 17h. Será permitida a entrada de apenas três visitantes por dia.


O presidente do Iapen, Lucas Gomes, destacou que as mudanças referentes ao horário das visitas, possibilita o intervalo de uma hora para o almoço dos agentes penitenciários. “Com essa alteração, garantimos uma melhor fiscalização na entrada dos presídios, segurança nos procedimentos dos prédios e melhores condições de serviço aos servidores, que contarão com horário de almoço”, afirmou.


Já as visitas íntimas e visitas de amigos, ocorrerão quinzenalmente, sendo a primeira com duração de três horas e a segunda com duração de duas horas. A visita íntima será realizada apenas no período matutino e não será permitida a entrada de alimentos. O visitante não poderá portar qualquer quantia em dinheiro, cheque, ou objeto que importe valor, como joias e bijuterias, exceto aliança.


Carteira de Visitante

A emissão das carteiras de visitantes das pessoas privadas de liberdade, das Unidades Prisionais de Rio Branco e Senador Guiomard, ocorrerá no Setor de Carteiras do Iapen localizado na Organização em Centros de Atendimentos (OCA), situado à Rua Quintino Bocaiúva, nº 299 – Centro.


Os locais de emissão das carteiras das unidades prisionais nos municípios de Sena Madureira, Feijó, Tarauacá e Cruzeiro do Sul serão normatizados pelos seus respectivos diretores.


Ascom/Iapen.


Share
Por
Da redação ac24horas

Últimas Notícias

  • Cotidiano

Polícia prende três criminosos e apreende mais de 2 kg de drogas em Sena Madureira

Durante uma operação de combate ao tráfico de drogas, realizada nesta terça-feira, 25 de dezembro,…

25/12/2024
  • Acre

Homem é agredido por facção após furtar perfumes e tentar vendê-los ao dono

Francisco Rodrigues Vitoriana, de 29 anos, foi agredido por integrantes de uma facção criminosa na…

25/12/2024
  • Acre

Mais de 20 presos tentam fugir do presídio de Cruzeiro do Sul no natal

Neste dia de Natal, 25, em Cruzeiro do Sul, 21 presos estavam se preparando para…

25/12/2024
  • Acre

Friale anuncia chegada de onda polar no Natal com temperaturas amenas no Acre

O pesquisador Davi Friale utilizou seu perfil no Instagram nesta quarta-feira, 25, para anunciar a…

25/12/2024
  • Destaque 3

Ação “Papai Noel nos Bairros” leva ceia e presentes para famílias carentes da capital

A magia do Natal ganhou um novo significado para dezenas de famílias em situação de…

25/12/2024
  • Acre

Independência e Humaitá terão novos adversários na Copa Verde

Com a decisão da CBF de retirar a vaga direta na terceira fase da Copa…

25/12/2024