Menu

Funcionários param atendimento no Itaú contra demissões

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Funcionários da agência central do Banco Itaú, situada na Marechal Deodoro, centro de Rio Branco, paralisaram o atendimento durante toda amanhã desta sexta-feira (15). O movimento ocorreu em função de demissões sem justa causa na empresa. Segundo o presidente do Sindicato dos Bancários do Acre, já foram quatro funcionárias demitidas em menos de 30 dias nesta agência.


A última demissão ocorreu nessa quinta-feira, dia 14, e culminou numa assembleia geral realizada no final da tarde do mesmo dia, depois que as trabalhadoras demitidas procuraram o sindicato. “Ficou decidido que iríamos paralisar o funcionamento da agência central do Itaú, como fizemos hoje. Essa paralisação é contra as demissões e contra tudo que vem acontecendo contra os trabalhadores”, disse Eudo Rafael, presidente do sindicato no Estado.

Publicidade

De acordo com o sindicato, o banco simplesmente decidiu que não precisa mais dos serviços das ex-funcionárias e acabaram demitindo as quatro mulheres. “Uma delas, inclusive, já estava na época de aposentadoria”, garantiu Eudo.


Enquanto atividade social, o sindicato dos bancários irá paralisar algumas agências no decorrer da próxima semana para que o banco chamem as trabalhadoras para, pelo menos, conversar. Isso porque, segundo Eudo Rafael, “não está havendo diálogo algum com os funcionários com relação a essas demissões”.


Judicialmente, o sindicato está se reunindo com advogados para buscar ações na justiça que possam reparar a situação dos funcionários demitidos.


Reforma da Previdência


O sindicato aproveitou o movimento para também se manifestar contrário à reforma da previdência. “O Itaú é um dos devedores da previdência e, em contrapartida, é um dos financiadores das propagandas a favor da reforma da previdência”, afirma Rafael.


Isso ocorre, segundo o presidente, porque os fundos de capitalização da previdência se vier a acontecer de fato, irão diretamente para os bancos particulares.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido