Menu

Painel do Valor Econômico mostra bancada acreana dividida

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Apesar do governador Gladson Cameli (Progressistas) ter garantido em conversas preliminares ao Ministro da Casa Civil, Onix Lorenzoni, que influenciaria a bancada federal em Brasília, pertencente a sua base de apoio, a votar favorável pela aprovação da Reforma da Previdência, os deputados federais do Acre tem demonstrado até o momento divisão em relação ao tema. Pelo menos é o que mostra o Painel Online do Jornal Valor Econômico, que informou nesta quinta-feira, 14, que 149 parlamentares apoiam abertamente a Reforma capitaneada pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL).


Dos oito deputados do Acre, somente Flaviano Melo (MDB) se declara favorável. Quem aparece “parcialmente favorável” são os deputados Alan Rick (DEM) e Mara Rocha (PSDB). Somente dois parlamentares se declaram contra a reforma: Perpétua Almeida (PCdoB) e Jesus Sérgio (PDT). Os que até agora não afirma nem ser contra e nem a favor e constam no painel do Valor como indefinidos são os deputados Manuel Marcos (PRB), Vanda Milani (Solidariedade) e Jéssica Sales (MDB).

Publicidade

O texto da reforma da Previdência enviado pelo governo à Câmara tem o apoio decidido de 95 deputados federais, de acordo com dados apurados e tabulados pela empresa de consultoria Atlas Político. Outros 54 parlamentares da Casa concordam com grande parte da redação, mas têm restrições a aspectos do projeto. Com isso, é razoável estimar que, se fosse levada hoje à votação no plenário, a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) defendida pelo presidente Jair Bolsonaro teria, pelo menos, 149 votos favoráveis, ressalvados os destaques (votações separadas de trechos segregados do texto principal, a pedido de bancadas partidárias).


Os dados são da primeira rodada de um monitoramento permanente da taxa de apoio à reforma da Previdência publicado em primeira mão pelo Valor. Para ser aprovada na Câmara e então seguir para o Senado, são necessários 308 votos de um universo de 513 deputados – três quintos do total. Os 149 votos mais seguros favoráveis ao texto da PEC são 48% do necessário para a aprovação.


Em recente reunião de governadores em Brasília, Gladson Cameli reafirmou seu posicionamento de ser favorável a Reforma da Previdência, como saída para que os Estados voltem a respirar.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido