Categories: Destaque 3 Notícias Política

Por causa de reformas, algumas escolas municipais só iniciam as aulas no mês de abril

Published by
Leônidas Badaró

A prefeitura de Rio Branco deu início nesta segunda-feira, 11, ao ano letivo 2019 para cerca de 25 mil alunos.


Mas nem todos os estudantes matriculados na rede pública municipal de ensino começaram a estudar. Em pelo menos duas escolas, as aulas não iniciaram por causa de atraso em obras de reforma.


Uma delas é a tradicional e sempre muito disputada Escola de Ensino Infantil Menino Jesus, localizada no centro de Rio Branco. A escola atende mais de 350 alunos de 4 e 5 anos.


Como a lei determina que se cumpram os 200 dias letivos, independente do dia em que as aulas comecem, a diretora da escola, Adavalni de Carvalho, afirmou que vai decidir com os pais as alternativas para o cumprimento da carga horária. “Nós somos obrigados a cumprir. Só podemos parar quando fecharmos os 200 dias letivos. Vamos decidir com os pais e funcionários o que for melhor para a comunidade. A previsão é que iniciaremos as aulas em abril e assim que iniciar vamos elaborar o nosso calendário”.


Outra escola onde os alunos vão ter atraso no início do ano letivo é a Chrizarubina Leitão Abrahão, localizada no conjunto Manoel Julião, onde estão matriculados 250 alunos entre 4 e 5 anos e que em 2019 vai começar duas turmas de creches com crianças de 3 anos. Rozilda Moreira, diretora da escola disse que já foi feita uma previsão e que vai ser preciso ter aulas aos sábados e feriados. “Já fizemos nosso calendário e vamos ter que ter aulas aos sábados e feriados para cumprir com a carga horária de 200 dias letivos”.


Na referida escola, as aulas já deveriam ter começado, mas uma paralisação da obra de reforma por parte da empresa atrasou o cronograma. A suspensão do trabalho teria ocorrido por falta de pagamento, o que não foi confirmado pela diretora. “Eles deram uma parada na obra, mas graças à Deus, já retornaram. A causa eu não sei informar, mas, para gente, o que importa é que já voltaram ao trabalho e nossas aulas começam no início de abril”, destaca Rozilda.


Outra escola que não teve início do ano letivo, também por se encontrar em obra de reforma, é a Anita dos Santos Jangles, do bairro Belo Jardim.


O Secretário de Educação de Rio Branco, Moisés Diniz, explicou o atraso no início do ano letivo. “Pode parecer que é falta de planejamento, mas não é. É preciso lembrar que o único período em que é possível fazer obras de reforma nas escolas é, justamente, na época das férias dos alunos. Nossa expectativa é iniciarmos as aulas nessas escolas nos primeiros dias de abril”, afirma. Moisés assumiu a educação municipal em meados de janeiro deste ano, quando as três reformas já estavam em andamento.


Share
Published by
Leônidas Badaró

Recent Posts

Jarude apresenta anteprojeto que regulamenta pagamento de bolsas a professores

Diante do salão Marina Silva, na Assembleia Legislativa do Acre, lotado de servidores públicos da…

30/04/2024

Mesmo com feriado, Rio Branco terá 4 Urap’s abertas neste 1º de maio

Apesar do Dia do Trabalhador ser feriado nacional, a prefeitura de Rio Branco decidiu que…

30/04/2024

Sindicato consegue suspender desconto salarial de funcionários da Contax

O Sindicato dos Trabalhadores das Empresas de Telecomunicação e Operadores de Mesas Telefônicas do Estado…

30/04/2024

Davi, do BBB24, recupera conta no Instagram: “Muito triste”

O campeão do Big Brother Brasil (BBB) 2024, Davi Brito, publicou um vídeo no Instagram,…

30/04/2024

Atriz desabafa sobre decisão de não ter filhos com ex-autor da Globo, de 86 anos

A atriz Mayara Magri abriu o coração sobre o casamento com Lauro César Muniz, conhecido…

30/04/2024

Três gerações da mesma família indígena tiram registro de nascimento no Projeto Cidadão

Maria Salomé Sales, de 54 anos de idade, do povo Huni Kuin, junto com sete…

30/04/2024