A corrida para a sucessão da prefeita Socorro Neri (PSB) já começou. Além da própria prefeita, que deverá ser candidata à reeleição, o MDB, PSDB, PSD, PDT e PP estão decididos a lançar candidatos na capital. As eleições municipais do ano que vem vão servir de base para os partidos disputarem o pleito de 2022, quando vai estar em jogo o mandato do governador Gladson Cameli (Progressistas), da senadora Mailza Gomes (Progressistas), dos oito deputados federais e dos 24 estaduais. Parece longe, mas não é.
SITUAÇÃO DO MDB
O MDB vem articulando o nome do ex-reitor da Ufac, Minoru Kimpara, para estruturar sua chapa majoritária. Também procura nomes com densidade eleitoral na tentativa de eleger o maior número de vereadores. O MDB formou uma comissão de lideranças do partido para convidar prováveis novos filiados.
SITUAÇÃO DO PSDB
A princípio os tucanos trabalhavam a possibilidade de Minoru Kimpara se filiar o partido e disputar a eleição de prefeito. O MDB saiu na frente. Nesse caso, o PSDB tem um seu plano B: será lançar a deputada federal Mara Rocha, a mais votada da eleição, para disputar a prefeitura.
SITUAÇÃO DO PSD
O senador Sérgio Petecão (PSD) vai lançar sua mulher, a ex- deputada federal Marfisa Petecão. Segundo um dos dirigentes do partido, essa questão está pacificada dentro da sigla. Não interessa ao PSD fazer coligações proporcionais, já que todos os partidos caminham na mesma direção para sobreviverem.
SITUAÇÃO DO PDT
O presidente do PDT, deputado Luís Tchê, declarou que o partido terá candidato a prefeito na capital e em vários municípios do interior. Para ele, com o fim das coligações proporcionais todos os partidos vão ter que buscar espaços para poder sobreviver politicamente. As formações das chapas no interior estão bem adiantadas.
SITUAÇÃO DO PROGRESSISTAS
A novidade no processo é a entrada do deputado José Bestene no páreo para disputar a prefeitura de Rio Branco. Uma fonte próxima a ele disse que o partido do governador Gladson Cameli terá candidato a prefeito sim e será Bestene. Disse mais: será apoiado pelo governador.
SITUAÇÃO DO PSB/PC DO B/PT
A prefeita Socorro Neri não comenta sobre eleição para não antecipar o processo e trazer prejuízos a sua gestão. Porém, ela está no cargo e é natural disputar a reeleição. O PT e o PC do B aceitam não lançar candidatos e apoiá-la no processo. Dirigentes dos dois partidos aliados já declararam esse posicionamento.
SITUAÇÃO DO PARTIDOS NANICOS
Os partidos nanicos que não tiverem candidato a prefeito poderão coligar, compor ou apoiar os que lançarem candidatos majoritários. A lei não permite mais que se realizem coligações proporcionais como vinha acontecendo a cada eleição. Com isso, a tendência é que os partidos grandes elejam mais parlamentares e os nanicos comecem a desparecer do mapa.
Após 21 horas de cirurgia, Preta Gil segue internada na UTI do Hospital Sírio-Libanês, em…
O editorial do ac24horas deste domingo terá a tendência de ser desagradável. Provavelmente deve ser…
O planeta está aquecendo e, se nada for feito, a vida na Terra pode se…
O Ministério das Relações Exteriores (MRE) informou que o Brasil foi eleito para mais um…
Fim de ano chegando e as pessoas vão ficando mais sensíveis. Dezembro é período de…
O motociclista Ladislau Araújo Guimarães, de 24 anos, morreu na madrugada deste domingo, 22, após…