Categories: Cidades Notícias Política

José Augusto pede à Câmara de Capixaba para reassumir prefeitura do município

Published by
João Renato Jácome

O prefeito José Augusto (Progressista), afastado em agosto de 2018, após ser alvo de uma investigação da Polícia Federal, no âmbito da Operação Ícaro, que apura o desvio de recursos públicos no setor de saúde, pediu à Câmara de Vereadores de Capixaba, nesta segunda-feira, dia 25, para reassumir a prefeitura da cidade.


O pedido do prefeito foi feito porque o prazo de 180 dias de afastamento se encerrou no último sábado, dia 23, e até então nenhuma nova denúncia ou fato foi apresentado contra o gestor do município. Numa petição a qual teve acesso o ac24horas, o prefeito dá 48 horas para que os vereadores se reúnam e o coloquem novamente no cargo.


O afastamento de José Augusto foi solicitado pelo desembargador Laudivom Nogueira, que viu no prefeito a prática de tráfico de influência, mesmo afastado do cargo, e negou, após o afastamento, recurso para que o progressista aliado de Gladson Cameli fosse recolocado no cargo de prefeito.


Procurado, o presidente da Câmara, vereador Richard, disse ter conhecimento do pedido, mas que não há sequer uma decisão judicial que oriente pela recondução do prefeito ao cargo. Nesta terça-feira, dia 26, o vereador e equipe visitaram o Ministério Público Federal e Tribunal de Justiça para decidir se vão ou não empossar o prefeito.


Entenda a Operação Ícaro

A Polícia Federal apura o envolvimento da administração pública daquela cidade na aplicação indevida de recursos de verbas repassadas ao município, mais especificamente do Piso de Atenção Básica Fixo (PAB FIXO) de incremento à saúde.


A investigação apura se houve fraude na entrega de medicamentos e de materiais odontológicos e superfaturamento em valores repassados para reformas em postos de saúde, bem como direcionamento na contratação de empresas que entregavam medicamentos.


Segundo a Polícia Federal, há indícios de que o sobrepreço na contratação de serviços na área da saúde seja de pelo menos 65% dos itens cujo encarecimento foi identificado, o que pode ter gerado um prejuízo aproximado de 525 mil reais ao programa do Ministério da Saúde.


Share
Published by
João Renato Jácome

Recent Posts

Joia marca nos acréscimos, e Palmeiras tem virada heroica sobre o Del Valle

O Palmeiras conquistou uma virada histórica contra o Independiente del Valle por 3 a 2 noite de…

24/04/2024

Com gols brasileiros, Flamengo é derrotado pelo Bolívar na altitude de La Paz

Com uma escalação diferente e alternativa, o Flamengo foi derrotado pelo Bolívar, em La Paz,…

24/04/2024

Quem é Isabel Veloso, influencer de 17 anos que precisou provar que está com câncer

Isabel Veloso, influencer de 17 anos, com 2,5 milhões de seguidores no Instagram, se casou na última…

24/04/2024

Athletico resolve no 1º tempo, vence Danubio e é líder na Sul-Americana

O Athletico venceu o Danubio por 1 a 0 nesta quarta (24) na Copa Sul-Americana.…

24/04/2024

Botafogo vence Universitario e vê luz na Libertadores mesmo na lanterna

O Botafogo voltou do intervalo inspirado e venceu o Univesitario-PER por 3 a 1 no…

24/04/2024

Idosos do Lar dos Vicentinos recebem novo RG, CPF e certidão de nascimento

O Instituto de Identificação da Polícia Civil do Acre realizou nesta quarta-feira (24), uma ação…

24/04/2024