Sabe aquele dom que você tem mas nem valoriza tanto? Ele pode ser uma excelente oportunidade de negócio que está sendo desperdiçada. A história de Vanessa dos Santos, 37 anos, é um exemplo. Ela deixava muita gente com água na boca quando fazia sequilhos durante as reuniões de amigos. Só não enxergava o talento como uma oportunidade de gerar renda própria.
A garra empreendedora somou-se aos conhecimentos adquiridos quando ela cursou Administração, contando com uma bolsa de estudo do Educa Mais Brasil. “Para mim foi uma vitória muito grande. Eu fui a segunda da família a formar. Foi uma conquista de todos”, conta emocionada. Ainda na faculdade, quando fazia o curso de Administração, a baiana até pensava em ter o seu próprio negócio mas acabou trilhando outro caminho.
Naquele momento, o foco da microempresária era outro: queria trabalhar em uma multinacional. Atuou como auxiliar-administrativo, seguiu estudando e se especializando até que conseguiu um estágio onde tanto queria. Mas como boa empreendedora que já era, sentia que faltava algo. “Eu estava um pouco insatisfeita com o trabalho, mas não com a profissão. Estava insatisfeita com a empresa porque não tinha reconhecimento que achava que deveria ter”.
Os sequilhos, feitos de modo informal por Vanessa já se mostravam como uma boa opção mas não recebiam a atenção devida. “Já vinha dando certo mas eu não estava tendo tempo e nem gás mesmo. Às vezes, chegava cansada e não dava o tempo necessário, fazia apenas uma encomenda e pronto. Não dava atenção a outros pontos, como redes sociais da sequilharia”, relembra.
Assim como Vanessa, um em cada quatro estudantes do ensino superior tem ou pretende ser o seu próprio patrão, segundo apontou a pesquisa Empreendedorismo nas Universidades Brasileiras, realizada pelo Sebrae em 2016. O “incentivo” que a Vanessa precisava para mudar de vida para alguns pode até ser encarado como uma situação desagradável: ela foi desligada da empresa. Elogios e muito planejamento foram os ingredientes essenciais para hoje ela assumir o comando da Lindah Sequilhos, empresa nascente que já faz sucesso na capital baiana.
Assista o vídeo da Vanessa dos Santos e se inspire
[This post contains advanced video player, click to open the original website]
Pela ajuda de uma bolsa de estudo Vanessa realizou seu sonho
Todas as técnicas e os conceitos aprendidos no curso de Administração são hoje aplicados na sequilharia. O conhecimento na faculdade ajuda Vanessa a provar um novo sabor. “Até como empreender mesmo, eu jamais imaginaria que eu iria colocar a mão na massa literalmente. Eu sei que sempre fui mas para a parte de administrar mesmo, mas hoje eu faço o conjunto completo. Estou realizada, além de tornar o meu sonho real com a bolsa do Educa Mais Brasil”, comemora.
Agência Educa Mais Brasil
Um acidente de trânsito que aconteceu nesta terça-feira, 26, em Guajará, no Amazonas, próximo a…
O clima de festa e solidariedade no jogo beneficente “MC Daniel, Marcão e Amigos Contra…
O estádio do Arena da Floresta, em Rio Branco, voltou a ser palco especial na…
O clima de solidariedade e celebração marcou o encerramento do jogo beneficente “MC Daniel, Marcão…
O governo do Estado do Acre, com aval do governador Gladson Cameli (PP), anunciou nesta…
O governador Gladson Cameli (PP) assinou nesta terça-feira (25) uma ordem de serviço no valor…