Categories: Acre Notícias Política

Saúde do Acre ainda não fez nenhum transplante em 2019 na gestão de Gladson; Alysson diz que culpa é do Sebastião

Por
Leônidas Badaró

Um dos principais discursos para demonstrar o sucesso da saúde pública do Acre nas duas gestões do ex-governador Sebastião Viana era a política de transplantes realizados no Hospital das Clínicas (HC) de Rio Branco.


O fato do Acre, durante muitos anos, ser o único estado da Região Norte a fazer transplantes de fígado e ter sido, proporcionalmente, um dos que mais fazia o procedimento no país, sempre foi motivo de orgulho para o antigo governo.


Até hoje, o estado já realizou mais de 300 transplantes, sendo 43 de fígado, além de 91 transplantes de rim e 210 de córneas, totalizando 344 procedimentos.


Mas, se sobrou publicidade, faltou pagamento. Pelo menos, essa é justificativa da atual gestão da Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre) para que, até mais da metade de fevereiro o Acre não tenha realizado nenhum transplante em 2019.


A crise na Central de Transplantes do Acre não é novidade. No ano passado, praticamente não foram realizados procedimentos de rins, já que o governo não dispunha de medicamentos que são necessários para evitar a rejeição ao órgão transplantado.


Segundo a atual gestão da Sesacre, o programa de transplantes não está suspenso, já que é uma habilitação do Ministério da Saúde, mas por conta das pendências financeiras com as equipes médicas que fazem os procedimentos e a falta de insumos e medicamentos para a realização das cirurgias ainda não há previsão para que os transplantes sejam retomados no Acre.


“Embora esses problemas com débitos e falta de medicamentos na Central de Transplantes tenham sido deixados pela gestão passada, estamos trabalhando e envidando esforços para que os transplantes possam voltar a atender o mais breve possível e salvar muitas vidas em nosso Estado”, é o que afirma Alysson Bestene, Secretário Estadual de Saúde.


Apesar de afirmar que o objetivo é retornar com os procedimentos o mais rápido possível, a Secretaria de Saúde ainda não anunciou quem vai coordenar a Central de Transplantes do Acre. Circula, inclusive, nos corredores da Sesacre, a informação de que há a possibilidade de Regiane Ferrari, que coordenou a entidade ao longo dos últimos anos, ser mantida no cargo.


O valor total das dívidas da Central de Transplantes ainda é uma incógnita para a própria Sesacre que ainda faz o levantamento do montante.


Suspeita-se que um dos principais credores seja o médico Tércio Genzini, uma das maiores autoridades do Brasil na questão das doenças hepáticas e responsável pela implantação dos transplantes de fígado no Acre. Procurado pela nossa equipe de reportagem, o médico preferiu não se pronunciar.


Share
Por
Leônidas Badaró

Últimas Notícias

  • Acre

Barco naufraga no Crôa e homem perde mais de 40 sacas de cimento

Uma embarcação lotada de material de construção naufragou na tarde dessa quarta-feira,20, no Rio Crôa…

21/11/2024
  • Cotidiano

Divulgado resultado final e homologação de concurso do TCE/AC

O Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe)…

21/11/2024
  • Cotidiano

Federação de Cooperativas Unicafes/AC é criada oficialmente no Acre

Em solenidade ocorrida nesta quinta-feira, 21, na sede do Sistema OCB, foi criada oficialmente a…

21/11/2024
  • Extra Total

Justiça derruba decisão de comissão eleitoral que proibia Marina de criticar Aiache

Em uma decisão proferida nesta quinta-feira (21), a Justiça Federal no Acre concedeu liminar favorável…

21/11/2024
  • Acre

Acreanas disputam prêmio de melhor café cultivado por mulheres

Quatro mulheres com os mesmos objetivos: mostrar que café é coisa de mulher e que…

21/11/2024
  • Cotidiano

Inscrições para assessor jurídico da DPE/AC encerram nesta sexta-feira

As inscrições para o 2º processo seletivo simplificado da Defensoria Pública do Estado do Acre…

21/11/2024