Após o intenso debate referente ao “Decreto da Discórdia”, o deputado Roberto Duarte (MDB), reforçando mais uma vez que não é nem governo e nem oposição, disse que espera que o governador Gladson Cameli revogue o ato.
O Decreto nº 536/19, editado pelo Governo do Estado, restringe a participação das empresas locais no percentual de 25% nas licitações na modalidade pregão, que ocorrem através de cotações (coletas de preços no mercado) para aquisição de bens e serviços realizados pelo Estado do Acre, está gerando dúvidas nos empresários”, ressaltou.
Duarte frisa que a medida governamental não é ilegal, mas ao priorizar empresas de outros Estados, inviabiliza a competitividade das empresas que atuam no cenário local, “uma vez que o mercado local precisa de estímulo para vender suas mercadorias e prestar seus serviços devido à logística e o peso da carga tributária que é imposta pela sua atividade econômica”.
“Por um lado, o Poder Público Estadual buscando economizar seus gastos, prejudica o empresariado local que, infelizmente, ainda depende muito da atividade financeira demandada pelo setor público. Por exemplo: Se no momento da Pesquisa de Preços, uma empresa de fora oferecer um valor 30% menor do que o praticado no Estado do Acre, o orçamento que será disponibilizado fica baseado nesse valor, prejudicando o empresário local que paga impostos com valores diferentes das outras unidades da Federação, Inviabilizando, assim, a competitividade entre um Estado e outro”. explicou.
“Essa competitividade deve acontecer entre os empresários locais, que vivem a mesma realidade. Por fim, saliento que não defendemos a exclusividade nem para as empresas locais e nem para empresas de outros Estados, mas apenas que seja priorizada a atividade econômica local. Assim, sugerimos a revogação total ou parcial do referido Decreto, pois o texto limita as empresas do Acre na participação dos pregões”, finalizou o deputado.
A informação é do portal de notícias Terra que afirma a Associação Amazonense de Municípios…
Vídeo publicado pelo Portal do Holanda mostra um trio armado durante um assalto em um…
Mesmo no período chuvoso,os ramais de Porto Walter seguem tendo recuperação em pontos críticos pela…
O Ministério Público do Estado do Acre (MP-AC) instaurou um procedimento preparatório para apurar possíveis…
O goleiro acreano Weverton Pereira, do Palmeiras, informou no sábado, 28, que sua conta no…