Menu

Pesquisar
Close this search box.

Rio Branco registra mais de 200 casos de Caxumba em 2019, informa Secretaria

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Um surto de Caxumba, popularmente conhecida como papeira por causar o inchaço nas bochechas, tem afetado jovens e adultos, em Rio Branco, de acordo com dados notificados na Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA).


Por se tratar de uma doença viral, como a gripe, por exemplo, o contágio ocorre de maneira rápida e os sintomas podem demorar a aparecer, pois o vírus pode passar até 15 encubado.

Anúncios


O primeiro caso foi registrado na capital em junho de 2018. Mas o vírus se espalhou mesmo nesses primeiros 40 dias de 2019. De janeiro aos primeiros dias de fevereiro deste ano, a SEMSA já notificou 200 casos, superando o número registrado ao longo de todo o ano anterior, quando foram notificados 167 casos.


A faixa etária mais afetada pelo vírus, na capital, tem sido jovens com idades entre 20 e 29 anos, seguido pelos jovens entre 15 e 19 anos.


A recomendação à comunidade é que verifiquem seus cartões de vacinação para saber se já estão imunizados. Caso não tenham tomado à vacina tríplice viral, devem buscar uma unidade de saúde para ser imunizado.


Crianças, que geralmente são o alvo da doença não estão sendo afetadas pelo surto porque, em sua maioria, estão imunizadas. Dados da SEMSA informam que 95% das crianças com idade entre 1 a 5 anos receberam doses da tríplice viral, disponibilizada em unidades básicas de saúde. A imunização é feita em duas doses, sendo a primeira na criança ao completar 12 meses e a segunda, aos 15 meses de vida.


Sintomas da Caxumba

Entre os sintomas da doença estão o inchaço e dor nas glândulas salivares, podendo ser em ambos os lados ou em apenas um deles; dor ao mastigar e engolir líquidos e alimentos; febre; dor de cabeça; fadiga, fraqueza e perda de apetite.


Há pessoas que não manifestam todos os sintomas, mas podem sentir dor no pescoço e os homens, dores nos testículos.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido