Menu

Saúde encontra fezes de barbeiro em açaí e chama consumidores para fazer exame

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A Secretaria de Saúde de Rio Branco divulgou nesta sexta-feira (1) uma nota de chamamento público destinada a quem consumiu açaí adquirido no Mercado Municipal Elias Mansour em novembro, dezembro e janeiro, para que se submeta à realização de exames preventivos de diagnóstico de doença de Chagas.

Ao realizar inspeção de rotina em mercados e pontos de comércio popular, a Vigilância Sanitária de Rio Branco constatou em amostras do açaí do Mercado Elias Mansour fragmentos positivos do inseto conhecido popularmente como barbeiro, o protozoário parasita Trypanosoma cruzi, causador da doença de chagas.

Anúncio

“Estamos seguindo um protocolo de saúde pública e convidando a população que consumiu açaí do Mercado Elias Mansour para que para realizar exames a partir de segunda-feira”, afirmou o secretário Oteniel Almeida.

A Secretaria de Saúde de Rio Branco dispõe de uma sala de coleta exclusiva para esse público no Centro de Apoio e Diagnóstico, localizado em frente ao Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre), próximo ao Teatrão. O atendimento será realizado de 7h às 12h e das 14h às 17h, exclusivamente no período de 4 a 18 de fevereiro. Os resultados dos exames serão após três dias úteis.

Embora seja preparado de forma artesanal, a produção de açaí demanda a expedição de um certificado de origem do produto. A emissão do certificado e o controle de transporte do fruto são de responsabilidade do Instituto de Defesa Agropecuária do Acre (Idaf). O controle e inspeção de qualidade cabe à Vigilância Sanitária.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.