Governo de Gladson Cameli defende reforma da previdência com efeito imediato no Acre

Por
Da redação ac24horas

Pelo menos um terço dos governadores apoiam uma reforma da previdência na gestão de Bolsonaro sem carência — ou seja, a mudança valeria para os Estados imediatamente após aprovada, sem tempo de transição para eventual adaptação nas regras. O Acre está nesse grupo, segundo a Folha de São Paulo, junto com Minas Gerais, Rio Grande do Sul, São Paulo, Goiás, Roraima, Mato Grosso do Sul e Paraná, os quais se movimentam para que, uma vez aprovada, a reforma da Previdência seja incorporada pelos Estados sem que precisem ser cumpridos os seis meses previstos na reforma de Michel Temer.


Na proposta de Temer, se, após a aprovação da reforma proposta pela União, os estados não aprovassem leis próprias para mudar o seu conteúdo em até seis meses, as regras valeriam para eles.


A expectativa é que haverá apoio até de estados governados pela oposição, como Rio Grande do Norte e Piauí. Os estados também vão acompanhar com atenção julgamento do Supremo Tribunal Federal marcado para 27 de fevereiro que aborda a possibilidade de redução de carga horária e salários de servidores em caso de gastos acima do estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal.


A aceitação de medidas fiscais mais duras por um grupo que há cerca de dois anos nem sequer falava em reforma da Previdência é resultado direto do agravamento da crise nas contas públicas estaduais.


Compartilhe
Por
Da redação ac24horas