Menu

Programas do governo são promessa para mudança de vida

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Segundo informações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2018) já foram visualizados por mais de 3 milhões de candidatos. Com a nota em mãos, agora é possível se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2019. O processo abriu as inscrições nesta terça (22) e encerra na sexta-feira (25).


No primeiro semestre do ano, estão sendo ofertadas mais de 235 mil vagas em 129 instituições do país – essa é a principal porta de entrada para universidades públicas. No site do programa, estudantes podem escolher duas opções de curso e quem tiver alcançado melhor pontuação no Enem saí na frente. Para realizar a inscrição é necessário entrar no site do Sisu.

Publicidade

Além do Sisu, as notas do Exame também podem ser usadas no Prouni, Fies ou para o ingresso em universidades de Portugal. Caso a pontuação não tenha sido suficiente para garantir uma vaga em um destes programas, uma opção é contar com a ajuda do Educa Mais Brasil. O programa oferta 400 mil bolsas de estudo para o ensino superior em todo país e já beneficiou 900 mil estudantes.


Mudança de vida


A nota do Enem foi essencial para mudar a vida de Roberto Paim, de 27 anos. Ele nunca teve referências de pessoas que se dedicavam aos estudos em sua família e, por causa da falta de bons exemplos, já se imaginou sem muitas perspectivas. Tudo só mudou em 2011, quando fez pela primeira vez o Exame Nacional do Ensino Médio.


“Muito eu devo ao Enem. Como eu não tinha dinheiro para pagar uma faculdade privada eu nem pensava nessa possibilidade. Programas como o Sisu e o Prouni me permitiram ter um olhar mais amplo para outras possibilidades”, conta o hoje jornalista que, mesmo com emprego fixo, não se acomodou. “Vou seguir estudando ainda mais”, promete Roberto.


De 2011 para cá, Roberto participou de seis edições do exame – na maioria das vezes com o intuito de testar seus conhecimentos. Mas em 2016, as planos foram outros. “Naquele ano, fiz querendo muito conquistar uma vaga em uma universidade federal. Consegui novamente e hoje sou aluno de Letras Vernáculas na Universidade Federal da Bahia”, comemora.


Em sua família, Roberto é visto como o exemplo. “O Enem realmente mudou a minha vida. Hoje, sou um profissional, trabalho com o que eu me preparei por quatro anos na faculdade. Por ser jornalista, ajudo outras pessoas através de histórias reais que conto nas matérias que escrevo. Sem o Enem eu não poderia tentar o Prouni, que por sua vez me ajudou a custear os meus estudos”, pontuou.


Como dica para quem vai se inscrever para o Enem este ano, Roberto indicou, além de ter focos nos estudos, acompanhar os acontecimentos do Brasil e do mundo. “Acho que o próximo Enem vai ser bastante diferente das edições anteriores, talvez a abordagem dos assuntos seja ainda mais conteúdista, mais técnica mesmo. Leitura nunca é demais”, recomenda.


Agência Educa Mais Brasil


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido