Com o nível do Rio Acre a cada dia mais próximo da Cota de Alerta, que é de 13,50 metros, em Rio Branco, a prefeita Socorro Neri apresentou nesta terça-feira, dia 15, no auditório da Associação dos Municípios do Acre (AMAC), o Plano de Contingência Operacional de Enchente, elaborado pela Coordenadoria Municipal de Defesa Civil.
O documento estabelece o passo a passo que todas as instituições da Administração Pública Municipal deverão seguir para manter serviços e atender, de imediato, os atingidos por um possível transbordamento do principal manancial que corta a Capital acreana. O primeiro passo, a construção de 100 abrigos no Parque de Exposições, já começou.
O nível do Rio Acre, na Capital, marcou 13,11 metros às 6 horas desta terça-feira, dia 15. A lâmina d’água representou 52 centímetros de elevação em apenas 24 horas. Na segunda-feira, neste mesmo horário, o rio estava com 12,59 metros. A cota de trasbordamento é de 14 metros, ou seja, nessa marca, o leito do rio começa a invadir ruas e casas.
“Todas as secretarias municipais ficam em alerta, e atendendo, com prioridade absoluta, as demandas da Defesa Civil, de modo que, à medida que o evento aconteça, e dependendo da gravidade dele, a gestão do Município estará lá, para fazer esse atendimento e dar esse atendimento, na medida do possível”, pontua a prefeita.
Questionada sobre as ações da Prefeitura de Rio Branco para a retirada de populares das margens de rios e igarapés, Socorro Neri destacou que esse tipo de projeto foi realizado no governo de Sebastião Viana, com o envio dessas famílias para casas populares, a exemplo da Cidade do Povo, no 2º Distrito de Rio Branco.
“Estamos empregando todos os recursos do município nessa ação, e também contando com o apoio do governo do estado. Houve o deslocamento de mais de 3 mil famílias para a Cidade do Povo. Tanto é verdadeiro que em 2018, em 20 de fevereiro, apenas cinco famílias foram desabrigadas. Em anos anteriores esse número era muito maior”, lembrou.
O secretário da Casa Civil do Acre, José Ribamar Trindade, disse que o governador Gladson Cameli também está preocupado com a possível enchente, e que o governo será parceiro em todas as ações de atendimento e socorro às famílias que venham a ser atingidas pelo evento. Ele destacou que o Parque de Exposições já está à disposição da prefeitura.
“Estaremos sempre ao lado do Município para que, caso haja enchente, e tenhamos desabrigados, que os desabrigados sintam o mínimo possível desse problema. O governador autorizou a cessão dos espaços e vamos aguardar a prefeitura e nós já estamos preparando o nosso Plano de Contingência, que deve ser apresentado até a próxima sexta-feira”, destacou.
Subiu para 41 o número de mortos na colisão de um ônibus com uma carreta,…
Menos de um mês após ser contratado pelo SBT, José Luiz Datena vai se ausentar…
Um relatório feito pela Fundação Tide Setubal mapeou 913 ações municipais realizadas entre 2021 e…
Cesar Tralli e Ticiane Pinheiro chamaram a atenção durante participação no Altas Horas de sábado…
Na tarde deste sábado (21), a cidade de Sena Madureira foi palco da primeira edição…
O lutador acreano Thomas Bryan, da academia Chute Boxe Acre, brilhou neste final de semana…