Menu

Prefeita Socorro Neri apresenta Plano de Contingência 2019

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Com o objetivo de minimizar danos e prejuízos que venham a ser ocasionados por possível enchente do Rio Acre e tendo em vista a elevação do nível das águas, que na medição realizada às 6h da manhã desta terça-feira (15) atingiram a marca de 13,11 cm, a prefeita de Rio Branco, Socorro Neri, apresentou hoje, na sede da Associação dos Municípios do Acre – AMAC, o Plano de Contingência Operacional de Enchente 2019.

A apresentação contou com a participação de secretários e assessores municipais, vereadores, equipes das comissões municipal e estadual de Defesa Civil e do chefe da Casa Civil do governo do estado, José Ribamar Trindade, que representou o governador Gladson Cameli.

Anúncio

O plano especifica as ações que todos os órgãos da administração pública municipal terão que desenvolver no caso de possível transbordamento das águas do rio Acre e dos demais mananciais que cortam o município de Rio Branco, principalmente a retirada e abrigamento das famílias, caso necessário.

De acordo com a prefeita Socorro Neri, o objetivo é alinhar as ações no âmbito do Município, Estado, e posteriormente também na esfera federal. “Estamos analisando a possibilidade de uma alagação e preparando as ações que serão executadas para prestar atendimento às famílias que porventura venha a ser afetadas”, afirmou.

O coordenador da Defesa Civil Municipal (COMDEC), coronel George Santos, informou que os níveis pluviométricos estão sendo monitorados. Ele relatou que os municípios de Assis Brasil, Brasileia e Xapuri registraram vazantes no leito do Rio Acre, enquanto que em Capixaba houve uma considerável elevação do nível das águas, porém nas 24 horas houve uma pequena estabilização.

Segundo a Defesa Civil, em apenas 15 dias já choveu 90% do previsto para todo o mês de janeiro de 2019. Todas as medidas necessárias para minimizar os impactos que venham a ser ocasionados por uma eventual enchente do rio Acre e enxurradas dos igarapés e mananciais que cortam Rio Branco estão sendo tomadas pelo Município. “Estamos atentos a esses fenômenos, prontos para intervir, caso seja necessário”, afirmou George Santos.

Aplicativo

Durante a apresentação do Plano de Contingência Operacional de Enchente 2019 foi lançado o aplicativo Alerta Rio Branco, desenvolvido pela empresa Estartups Gran Sistemas. A ferramenta permite, via internet, o acesso a informações disponibilizadas pela Defesa Civil em tempo real.

De acordo com o analista de sistemas Vander Nicácio, que desenvolveu o sistema, o aplicativo é muito simples e não depende de login nem senha. “É muito simples de baixar e ter acesso às informações”, explicou.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.