Categories: Notícias Política

Em agenda com aliados, Gladson trata da eleição na Aleac e composição do governo

Published by
Da redação ac24horas

O governador Gladson Cameli (Progressistas) teve uma manhã de terça-feira, 15, de reuniões a portas fechadas com parlamentares e dirigentes dos partidos de sua coalizão e que lhe darão sustentação no Parlamento a partir de fevereiro.


Entre os assuntos em debate esteve a eleição para a presidência da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac). Após ter sido resolvida a questão do racha interno do Progressistas, que poderia lançar até duas candidaturas, agora as discussões giram em torno dos demais cargos da Mesa Diretora.


O mais cobiçado é a primeira-secretaria. Uma espécie de prefeito do Parlamento, o primeiro-secretário é o número dois na hierarquia de comando, e também é um dos responsáveis por gerenciar o milionário orçamento da Casa.


Quem está de olho no cargo é o PSDB do vice-governador Major Rocha, que quer indicar o deputado Luiz Gonzaga. Ele enfrenta a resistência de partidos aliados, que reclamam da gula dos tucanos na distribuição de cargos no Executivo, e agora com a primeira-secretaria do Legislativo.


Quem também está de olho no mesmo cargo é o MDB, que elegeu a maior bancada de deputados estaduais do Acre. A articulação política do Palácio Rio Branco, por sinal, foi entregue a um emedebista, o ex-presidente de Cruzeiro do Sul Vagner Sales.


Até o dia 31 de janeiro, véspera do retorno dos trabalhos na Aleac, muitas negociações precisam ser feitas para que os partidos da base do governador sintam-se contemplados na distribuição dos cargos da Mesa Diretora.


A única certeza, até o momento, é que o candidato de Gladson Cameli é o seu cunhado, o deputado Nicolau Júnior (Progressistas). Outro jogo de cintura a ser enfrentado pelo governo é também acomodar os deputados da oposição na nova mesa para que Nicolau tenha votação unânime, que é uma tradição da Casa nos últimos anos.


Com os dirigentes partidários, Gladson voltou a tratar da nomeação da militância nos espaços de governo. O governador pediu paciência, explicando que essas nomeações só vão ocorrer a partir de fevereiro, quando o quadro da real situação fiscal do estado estiver mais definida, passado um mês de gestão.


Share
Published by
Da redação ac24horas

Recent Posts

Governo sanciona lei que visa compensar consumidor por quedas de energia

O Governo do Amazonas sancionou, nesta segunda-feira (20), cerca de dez leis aprovadas pela Assembleia…

20/05/2024

Fórum vai discutir políticas culturais em Rio Branco na quarta (22)

O Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC) lançou convite para os conselheiros e todas as…

20/05/2024

No Pará, ministro Silvio Almeida anuncia centros para crianças e adolescentes

Um pacto pela "Escuta Protegida" voltado ao atendimento de crianças e adolescentes vítimas e testemunhas…

20/05/2024

Motocicleta com três ocupantes colide em caminhonete no Juruá

Cinco acidentes de trânsito foram registrados em Cruzeiro do Sul nesse fim de semana, sendo…

20/05/2024

Atriz expõe truques de jogadores comprometidos para evitar evidências de flertes

A atriz espanhola Jedet, 31, expôs truques de jogadores de futebol para evitar evidências de…

20/05/2024

BNDES deve criar linha de crédito para perdas e danos climáticos

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) precisa criar linhas de crédito especiais…

20/05/2024