Menu

Prefeitura de Rio Branco mobiliza equipe para ajudar população atingida por enxurradas

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A prefeita Socorro Neri (PSB) está mobilizando toda sua equipe para ajudar as famílias atingidas pelas enxurradas das últimas horas em decorrência da alta precipitação pluviométrica que assola a região. O voluma de chuva atingiu toda a bacia do rio Acre e seus afluentes na capital


Desde a última sexta-feira,11, vem sendo feito o monitoramento do nível do rio Acre, igarapés e córregos da capital. Às 6h da manhã de domingo foi feito vistoria ao nível do Rio Acre, que já marcava 11,58m. Sob a orientação do coordenador da Defesa Civil, coronel George Santos, estavam, Ten. Cel. BM Eden Santos e os sargentos PM Oliveira e Gildo Duarte foi realizada vistorias nas áreas atingidas. A equipe contou com o apoio da Defesa Civil Estadual e órgãos da gestão municipal.

Publicidade

No fim de semana o acumulado já era de mais de 100 milímetros de chuva, principalmente no eixo de Capixaba até município Rio Branco. O igarapé São Francisco foi registrado um nível considerável de chuvas que provocou um processo de enxurrada em todo o seu eixo chegando com força no município de Rio Branco. Na capital 56mm de chuva em 24 horas atingindo a Vila Maria e os bairros Conquista, bairro da Paz, Geraldo Fleming e Vila Hélio Melo (Sapolândia).


AÇÕES REALIZADAS PELA PREFEITURA DE RIO BRANCO

As enxurradas atingiram 100 edificações. Para o atendimento às famílias, equipes da Defesa Civil Municipal e Estadual atuaram na orientação ao público -quanto à questão dos cuidados com animais peçonhentos, água contaminada e elevação dos seus móveis-, uma vez que, geralmente o nível da água sobe muito rápido e desce também muito rapidamente. Na Vila Maria foi necessário distribuir água.


Em alguns locais já estavam com bombas, padrão de energia e tomadas submersos o fornecimento de energia elétrica foi suspenso por medida de segurança, mas nenhuma família precisou ser removida.


Com apoio do Corpo de Bombeiros barcos foram utilizados para transporte de pessoas dentro das áreas inundadas. A operação não foi identificado nenhum incidente por ocasião da enxurrada.
O atendimento às famílias atingidas pela enxurrada mobilizou equipes da Defesa Civil Municipal, Defesa Civil Estadual, Corpo de Bombeiros, Secretaria de Zeladora da Cidade, Secretaria de Assistência Social, Polícia Militar. Durante a ação foram utilizados caminhões, caminhonetes, barcos.
Áreas vistoriadas


A vistoria alcançou os bairros Conquista, Bairro da Paz, Geraldo Fleming; Foz do Igarapé São Francisco, Vila Hélio Melo (sapolândia), Bairro Calafate: Alto do Igarapé Batista.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido