Menu

Pesquisar
Close this search box.

Comissão eleitoral confirma reeleição de José Adriano na Fieac; grupo ligado a Salomão diz que pedirá anulação de pleito

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Contando com o apoio da maioria dos presidentes dos sindicatos ligados a Federação da Indústria do Estado do Acre, o empresário José Adriano, dono da MAV Construtora, foi confirmado na tarde desta segunda-feira, 14, como o presidente eleito da Fieac pelos próximos 4 anos. O candidato vitorioso teve 6 votos, enquanto João Salomão teve apenas 4.


Adriano contou com os votos de Francisco Nailton, do Sincepav, João Paulo Pereira, do Sindimineral, Francisco Augusto Nepomuceno de Souza, do Sindimoveis, Marcio Valter, do Sindoac, José Afonso Boaventura, do Sindgraf, e Raimunda Holanda, do Sincon. Já Salomão contabilizou os votos de Adelaide de Fátima, do Sindusmad, Carlos Afonso, do Sinduscon, José Luis, do Sinpal, Abrahão Felício e do representante do Sindpan.

Anúncios


Apesar do resultado confirmado pela Comissão Eleitoral, a eleição da Fieac deve ter novos capítulos no campo da justiça. Um agravo regimental deve ser impetrado no Pleno do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região para que seja revisada a decisão monocrática do desembargador do TRT, Francisco José Pinheiro Cruz, que derrubou as três decisões da 4ª Vara do Trabalho de Rio Branco, que determinava que os delegados do Sindicatos das Indústrias de Olaria (Sindoac), Gráficas (Sindigraf) e Confecções (Sincon) teriam poder de voto nas eleições., o que poderia ter modificado o resultado da eleição, dando vantagem para o então candidato Salomão, por 7 votos a 3.


LEIA TAMBÉM: 

Decisão da Justiça pode decretar vitória de Salomão em cima de Adriano nas eleições da Fieac por 7 a 3


Eleição da Fieac leva empresários a jogo de intrigas e acusações 


Com nova decisão derrubando liminar, eleição da Fieac inicia com grupo de Adriano tendo 6 votos; Salomão fala em recorrer e até anular pleito


A movimentação durante a votação nesta segunda-feira, 14, foi tão tensa que despertou o interesse da imprensa. Nunca uma eleição na Fieac foi tão alardeada devido a troca de acusações entre os candidatos. De um lado, Adriano ressalta que havia fortalecido os sindicatos e isso despertava o descontentamento dos empresários ligados a Construção Civil, que sempre comandaram a Fieac desde a sua fundação. Já na outra ponta, o ex-presidente Salomão, acusava seu adversário de usar a Federação como trampolim político, com intuito de lançar candidatura a prefeitura de Rio Branco em 2020.


Adelaide de Fátima, uma das líderes do grupo ligado a Salomão, informou ao ac24horas que recorrerá na justiça para anular o pleito. “Confiamos na justiça. Temos provas que esse processo eleitoral foi conduzido por Adriano em benefício próprio”, disse.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido