Categories: Notícias

Exótica, rambutan é cada vez mais apreciada pelos acreanos

Published by
Da redação ac24horas
[elementor-template id="1541731"]

Rambutan é uma fruta exótica que tem pouquíssimo cultivo no Acre mas é cada ve mais fácil encontrá-la nos mercados do Acre: agricultores de Porto Velho, Extrema e Nova Califórnia, em Rondônia, tem há anos áreas consideráveis da fruta e boa parte é comercializada em Rio Branco. “Aqui vende bastante. Chega num dia e no outro já temos comercializado tudo”, disse a feirante que se identificou como Laura. “Um amigo de Porto Velho traz pra vender aqui”, completou.


Bem avermelhada, de sabor doce e levemente ácido, com um gosto maravilhoso, docinho, e parecido também com a pitomba, parece também o urucu, a fruta contém muitas propriedades e benefícios para a saúde, sendo utilizado em alguns países como Indonésia e Malásia há alguns anos como um tratamento alternativo para os casos de hipertensão e de diabetes. O Rambutan apresenta uma grande importância na alimentação, fruta rica em proteínas e hidratos de carbono, que evitam o inchaço do organismo e aumentam as energias.


O conteúdo carboidratos e proteínas de rambutan ajuda a aumentar a energia e evitar o inchaço. Rambutan também é rica em água, o que ajuda a recuperar a energia perdida e sacia a sede. A vitamina C na rambuteira ajuda na absorção de minerais, ferro e cobre. Ele também protege o corpo de ficar danificado por radicais livres,entre outros benefícios.

Anúncios


Em Porto Velho, um único sítio produz cerca 400 quilos semanais no período de safra, que são comercializados nas feiras livres da capital, mas a tendência é de crescimento, o rambutan é adequado ao consumo natural, mas serve também para fazer sucos e geleias e até consumido em saladas, já que o valor nutricional é enorme, e quando a frutinha está bem vermelhinha é hora de saborear. “Compro sempre que tem”, disse dona Lucia Martins, frequentadora do Mercado Elias Mansour, no Centro de Rio Branco. Ela pagou R$5 em uma porção. Sem produção local significativa e com preço ainda salgado, a rambutan vai se firmando no gosto dos acreanos.


Share
Published by
Da redação ac24horas

Recent Posts

MPAC celebra 61 anos com entrega do IV Prêmio de Gestão e Inovação

Nesta sexta-feira, 26, o Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) celebrou 61 anos de…

27/07/2024

Acreana Raissa Barbosa denuncia ex-namorado por agressões e ameaça de morte

A modelo, influenciadora e ex-participante do programa A Fazenda, da Rede Record, a acreana Raissa…

27/07/2024

Apoio de Duarte a Marcus implode discurso de Bocalom

CAIU como um petardo de alto teor explosivo na campanha do prefeito Tião Bocalom, a…

27/07/2024

Dois novos geoglifos são encontrados na área da Reserva Extrativista Chico Mendes

A partir de um relato feito por um morador da Reserva Extrativista Chico Mendes, uma…

27/07/2024

Até tu, Brutus!

O anúncio do Republicanos decidir por seguir Marcus Alexandre [MDB] rumo à prefeitura de Rio…

27/07/2024

G20: ministros das Finanças se comprometem com equilíbrio fiscal

Os ministros das Finanças e presidentes de bancos centrais do G20 divulgaram comunicado conjunto, nesta…

26/07/2024