A cidade de Rio Branco registrou, entre junho e dezembro do ano passado, 167 casos de Caxumba. Os dados constam em um boletim da Secretaria Municipal de Saúde, e foi divulgado nesta quinta-feira, dia 10. O levantamento foi feito pelo Departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental.
Segundo o levantamento, houve nos últimos meses de 2018, um aumento considerável nos registros mensais da doença. A marcação saiu de 1 caso em junho, para 52 casos em dezembro, último mês avaliado.
A maioria dos casos está entre jovens com idades entre 20 e 29 anos, somando 69 registros. Na sequência, quem tem de 15 a 19 anos, com 41 casos. Veja o crescimento: Junho (1); Julho (10); Agosto (13); Setembro (19); Outubro (25); Novembro (47); e Dezembro (52).
A doença
Caxumba é uma infecção viral que afeta as glândulas parótidas – um dos três pares de glândulas que produzem saliva. As parótidas estão situadas entre suas orelhas e à frente delas. Contudo, a caxumba também pode afetar as glândulas submandibulares e sublinguais, todas próximas dos ouvidos.