Menu

Câmara tem dúvidas sobre posse de suplentes e recorre ao TRE

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A Mesa Diretora da Câmara Municipal solicitou em caráter de urgência informações do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para dar posse aos novos vereadores. Com a eleição para a Câmara Federal do vereador Manoel Marcos (PRB), preso recentemente por crime eleitoral, mas já diplomado, e do vereador advogado Roberto Duarte (MDB) para Assembleia Legislativa, duas vagas precisam ser ocupadas pelos suplentes a partir de 1º de fevereiro.

A pastora Sandra Asfury e Marcos Luz, a princípio, seriam os dois suplentes indicados para assumirem os mandatos. Há o entendimento de que o mandado pertence ao partido ou coligação. Porém também há divergência, já que os dois suplentes foram diplomados. Portanto, somente o TRE dará a palavra final.

Anúncio

Ouvido pelo ac24horas o ex-deputado Jamyl Asfury, esposo de Sandra Asfury, afirmou que legislação garante a sua posse, eleita suplente com 2.355 votos. Segundo ele, a saída de Sandra do PDT para o PSC se deu de forma legal. O mesmo ocorrendo com Marcos Luz, do MDB.

A partir da posse dos dois suplentes como titulares, correrá o prazo de 30 dias para que os segundos suplentes (ou partidos políticos) façam qualquer contestação. Decorrido o prazo, não havendo contestação, a posse passa a ser definitiva.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.