O corredor central da Enfermaria Cirúrgica B, do Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco, o Pronto Socorro, continua lotado de pacientes. Os usuários estão deitados em macas e até no chão do hospital. Imagens registradas na manhã desta quarta-feira, dia 09, mostram o descaso com os pacientes.
A acompanhante de um dos pacientes, que pede para não ter o nome divulgado, e está no hospital há mais de dois meses, conta que o drama vivido pelos enfermos é diário. “Aqui o médico só vem quando alguém está mal. É muito duro ver essas pessoas, com o corpo quebrado as vezes, nesse sofrimento”, comenta.
Como contou o ac24horas na segunda-feira, dia 07, a situação é tão crítica que falta espaço no corredor para colocar os outros pacientes. A maioria deles, segundo contou uma internauta, é de vítimas de acidente de trânsito. Ana Maria Neves reclamou da falta de materiais para os procedimentos cirúrgicos nos pacientes que fraturaram membros por exemplo.
“Meu pai está aqui há duas semanas, desde o final de dezembro, e até agora os médicos só passam para ver como está, mas não dão uma informação sequer sobre a cirurgia que ele precisa fazer. Até álcool e luva estava faltando aqui no setor, segundo os funcionários. A gente não sabe mais a quem recorrer”, reclama.
Amaria de Fátima, irmã de uma das pacientes do hospital, relata que a paciente está há três semanas internada, com a perna quebrada, e que não há previsão de quando a cirurgia da irmã será feita. Enquanto isso, ficam no hospital. A jovem, de 26 anos, não consegue andar. Ela pede ajuda às autoridades.
“A gente precisa que o Ministério Público, o Conselho de Medicina, que alguém nos ajude. Pedimos socorro ao governador, que entrou agora, mas pra ele olhar para esse hospital. Só aqui que fazem essas cirurgias, a gente não tem como pagar. A gente só grita por ‘socorro’ aqui, porque nada mais podemos fazer”, lamenta.
A reportagem tentou falar com a Gerência Geral do Pronto Socorro, mas não conseguiu contato. No telefone fixo do hospital, ninguém atendeu. Na segunda-feira, o mesmo problema ocorria. Até esta quarta-feira, a Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) não comentou o problema.
Em uma edição extra do Diário Oficial, publicada na noite desta segunda-feira, 23, o governo…
Com a chegada da véspera de Natal nesta terça-feira (24) e o feriado de quarta-feira…
Um levantamento realizado pela Folha de SP sobre a situação das pontes federais administradas pelo…
O consumidor acreano vai de frango comum da Acreaves. A alta do dólar tira da…
O governo Gladson Cameli não é nenhuma sétima maravilha do mundo. Até aqui foi um…
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que a economia brasileira tem “enormes…