Categories: Notícias

A Educação superior

Por
Artigo

JORGE VIANA: UM MANDATO A SERVIÇO DO ACRE

Jorge Viana


De todas as questões estratégicas para o nosso estado, uma parece ser consenso, mas na prática nem todos se comprometem: mais investimento na Educação, na Ciência e no ensino superior. As universidades são desprezadas por aquelas forças políticas e econômicas que só se mantêm com a falta de informação e esclarecimento da população.


Nenhum lugar, no mundo, se desenvolveu nem melhorou a vida de sua população sem investir na Educação e no desenvolvimento da Ciência. Quando fui governador, convidei um grande gestor e educador para ser meu secretário de Educação, o acreano Binho Marques, que acabou se tornando meu sucessor no governo. O trabalho que fizemos transformou a educação pública no Acre. Construímos e ampliamos escolas,  valorizamos os professores e, numa parceria com a Universidade Federal do Acre, a nossa UFAC, oferecemos curso de graduação para todos os docentes da rede pública levando núcleos de formação universitária para todos os municípios. Em pouco tempo, saímos das últimas colocações e fomos para as primeiras nas avaliações nacionais do ensino brasileiro.


No Senado, não esqueci das nossas universidades públicas. Por meio de emendas parlamentares, destinei mais de 4,6 milhões para a UFAC e o IFAC (Instituto Federal do Acre). O Instituto fortaleceu seus núcleos no interior do estado e a Universidade comprou equipamentos importantes que garantiram serviços e cursos à população, como o laboratório de manejo florestal do Centro de Ciências Biológicas e da Natureza.


Lutei contra o corte dos recursos da Educação promovido pelo governo de Temer. O Acre sofreu diretamente com isso. Os 15 milhões destinados ao custeio do Ifac em 2016 foram reduzidos para apenas 11 milhões em 2017, um corte que inviabiliza a continuidade da instituição e de seus serviços.


A questão permanece e está colocada de forma dramática nas previsões de menos investimentos em educação superior no próximo governo. Se não houver resistência, os mais prejudicados serão os estados com menos recursos, como é o caso do Acre.


Essa é uma de minhas principais preocupações para o próximo período: o Acre manterá as conquistas que tivemos na Educação ou voltará para o fim da fila?


Share
Por
Artigo

Últimas Notícias

  • Acre
  • Notícias

Campeonato da Mentira tem história de arraia como vencedora no Acre

Um “causo” sobre a travessia de um Igarapé com arraias foi o vencedor do campeonato…

22/12/2024
  • Acre 01
  • Notícias

Bocalom inaugura pista de gelo na Praça da Revolução: “Sensação espetacular”

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (PL), participou neste domingo, 22, da inauguração da…

22/12/2024
  • Extra Total
  • Notícias

Cantata de Natal reúne multidão na Catedral da Igreja Batista do Bosque

A Catedral da Igreja Batista do Bosque (IBB), em Rio Branco, foi palco na noite…

22/12/2024
  • Famosos

Subsecretário de eventos do Rio confirma show de Lady Gaga em maio

A cantora Lady Gaga será a próxima atração internacional a se apresentar gratuitamente na capital…

22/12/2024
  • Destaque Entretenimento

Após cirurgia, Preta Gil está ‘estável’ e ficará na UTI nos próximos dias: ‘Conforme planejado’

Após 21 horas de cirurgia, Preta Gil segue internada na UTI do Hospital Sírio-Libanês, em…

22/12/2024
  • Editorial
  • Notícias

2025: quais elementos mostram que “agora, vai”?

O editorial do ac24horas deste domingo terá a tendência de ser desagradável. Provavelmente deve ser…

22/12/2024