Menu

Prefeito de Senador Guiomard, Judson Silva, renuncia o cargo

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​


Principal testemunha da Operação da PF que prendeu Maia, Gilson da Funerária deverá assumir o cargo de prefeito imediatamente

Publicidade

O prefeito de Senador Guiomard em exercício, Judson Silva Costa (PPS), que tomou posse do cargo de gestor titular da cidade após a prisão do prefeito André Maia (PSD) em dezembro durante os desdobramentos da Operação Sarcófago, da Polícia Federal, renunciou ao cargo neste final de semana. Em carta assinada e endereçada ao presidente da Câmara de Senador Guiomard, Gilson da Funerária, Costa  diz que “após refletir sobre a permanência na vida pública”, apresenta “de maneira irrecorrível e irretratável”, renuncia ao cargo de vice-prefeito e prefeito da “Terra do Amendoim”.


De acordo Judson, a decisão é baseada em questões pessoais. “A presente decisão está ancorada, única e exclusivamente, em questões de foro pessoal, que a vários meses já vinham sendo pensadas e maturadas em família, notadamente no que tange a abdicar da vida pública, retomando outros projetos de vida pessoal e profissional”, disse o gestor de 46 anos que é advogado e capitão aposentado da Polícia Militar do Acre.


Ainda em seu comunicado, o prefeito enfatiza que trata-se de uma difícil decisão, porém necessária para sua vida pessoal e familiar. “Haja vista a dificuldade de adaptação aos processos que regem a vida política, o que gera desgastes físicos e emocionais e não está atrelada a quaisquer fatos ou circunstâncias relacionadas a administração pública ou a pessoas”, enfatizou.


Judson tomou posse do cargo de prefeito de Senador Guiomard no dia 18 de dezembro, cinco dias após a prisão de Maia pela Polícia Federal, que é acusado de chefiar uma organização criminosa acusada de desviar mais R$ 5 milhões dos cofres da prefeitura. Em entrevista ao ac24horas, Costa afirmou que faria uma auditoria em todos os atos de André Maia. Na época da posse, Judson afirmou que apesar de ser vice de Maia, já está rompido politicamente com o gestor que foi preso desde o início de 2018.


Com a renúncia de Judson, quem deve assumir o cargo é o presidente da Câmara, Gilson da Funerária, que foi o principal testemunha da Operação que culminou na prisão de André Maia.


A primeira-secretária da Câmara, Vereadora Claúdia Lima (PT), informou por meio de um comunicado que recebeu o pedido de renuncia de Judson Costa por volta das 19h deste domingo, 7.


“Tendo em vista o prescrito na Constituição Federal, Lei Orgânica Municipal e no Regimento Interno, bem como considerando a linha sucessória municipal informa à população que procederá a transmissão de cargo de Presidente da Câmara Municipal à Prefeito Municipal ao vereador Gilson da Funerária (Progressistas)”, salientou.


A vereadora enfatizou que a preocupação deste poder é pela continuidade dos serviços públicos, bem como o cuidado com o erário municipal e sua sanidade administrativa.


Apesar de preso de maneira preventiva, André Maia não foi afastado do cargo. Ele está apenas impedido de exercer a função. Na última quinta-feira, 3, o ministro do Superior Tribunal de Justiça, Felix Fischer, da Coordenadoria da Quinta Turma do STJ, não concedeu medida liminar ingressada pela defesa de Maia. O magistrado solicitou informações ao Ministério Público do Acre para que se manifeste também sobre o assunto.


 

Publicidade

 


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido