Menu

Despetização na prefeitura sinaliza aproximação de Socorro Neri e Gladson

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A demissão de petistas e outros membros da Frente Popular do primeiro escalão da Prefeitura de Rio Branco por Socorro Neri (PSB) é um claro sinal da aproximação política da prefeita com o recém-empossado governador Gladson Cameli (PP). Essa semana ela retirou da estrutura municipal os dois últimos nomes do PT que tinham poder de comando: o secretário Marcelo Macedo (Finanças) e Gabriel Forneck (RBTrans).

Eleita vice-prefeita em 2016 na chapa que reelegeu Marcus Alexandre Viana (PT), Socorro Neri assumiu a prefeitura em abril do ano passado após o petista renunciar ao cargo para concorrer ao governo. Ao fazer a transição, os petistas exigiram a garantia de que Socorro manteria o establishment da prefeitura inalterado, mantendo os cargos dos aliados.

Anúncio

Uma das estratégias foi manter os petistas em postos-chaves da administração. De meados de setembro para cá, entretanto, a prefeita vem usando sua caneta (não se sabe se uma Bic), para realizar uma despetização nos principais cargos de comando de sua gestão.

Ao tirar os petistas, a prefeita tem escolhido pessoas de sua confiança, sendo parte delas filiadas ao seu partido, o PSB. Este limpa é um passo que ela dá tanto para garantir sua autonomia na administração municipal – evitando a interferência ou a imposição de petistas – bem como uma aproximação política com o governador Gladson Cameli, com vistas a 2020.

Discreta, Socorro Neri não fala sobre cenários eleitorais para daqui um ano e meio. Ainda é cedo para saber se ela disputará a reeleição. Ela sabe que do lado de Gladson Cameli já há muitos nomes interessados em disputar a cadeira. Um dos mais cotados é o deputado federal Alan Rick (DEM).

Para aliados dela, muito mais do que uma questão de sobrevivência eleitoral, a aproximação com as novas forças políticas do estado é uma forma de assegurar parcerias para tirar Rio Branco do atual buraco em que se encontra – e o buraco não é força de expressão, mas uma constatação diária pelas ruas da cidade.

Dias antes da posse, o vice-governador Major Rocha (PSDB) teve um “encontro institucional” com a prefeita no gabinete para tratar das futuras parcerias. Questionado por ac24horas sobre conversas mais políticas-eleitorais, o tucano afirmou que ele, particularmente, não tem tratado do assunto com Socorro.

Dias antes de se filiar ao PSB para ser a vice na Frente Popular, Socorro Neri estava no PSDB, onde era apontada como candidata à prefeitura. Ante o tradicional cabo-de-guerra dentro do ninho tucano que deixa mortos e feridos, ela tomou outro rumo.

Sobre as parcerias entre governo e as 22 prefeituras, Rocha afirmou que ela se dará independente da filiação partidária do prefeito. “Não queremos saber se é do PT, PCdoB, PSDB. Vamos trabalhar com todos para o bem-estar da população”, disse.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.