Menu

Jovem e acolhedora, Rio Branco festeja 136 anos homenageando cidadãos com honraria

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Rio Branco, rezam as mais antigas lendas, sempre foi a capital do Acre. Sena Madureira chegou a ser objeto de intensa mobilização federal para que sediasse os departamentos mas na condição de principal centro financeiro, corporativo e mercantil do Acre –e por muitas outras conspirações positivas, entre elas a escolha do Rio Acre como rota de arrecadação dos tributos da borracha para a Bolívia em detrimento do Rio Purus –Rio Branco manteve-se na condição de referência política-administrativa da região.


A capital ganhou este nome em homenagem a José Maria da Silva Paranhos Júnior, o Barão do Rio Branco. Antes estabelecida no Seringal Volta da Empresa, a Prefeitura teve sua sede transferida em 1909 para onde se localizava o Seringal Empreza, fundado em 28 de dezembro de 1882 pelo cearense Neutel Maia.

Publicidade

E neste dia 28 de dezembro, a capital de todos os acreanos completa 136 anos de fundação. Uma cidade cheia de desafios mas repleta de oportunidades para a inovação e a melhoria do desenvolvimento humano. “Rio Branco sempre teve um ar cosmopolita, com gente falando inglês, italiano, espanhol ou árabe em suas ruas”, relata o historiador Marcos Vinícius Neves.


“Esta cidade tem toda uma história. Me orgulho de ser rio-branquense e me orgulho de fazer parte de um grupo de chefs que fazem a gastronomia a partir dos nossos sabores. Parabéns a todos os acreanos”, disse o chef Deocleciano de Brito.


“Rio Branco faz 136 anos e sempre digo que o nosso maior patrimônio é o seu povo. Um povo resiliente, que supera os desafios e busca fazer sempre o melhor, mesmo nas adversidades”, enfatizou o vereador Rodrigo Forneck.


Falar sobre a história de Rio Branco é juntar a história da cidade e a de seus moradores. “Como profissional somos a voz e olhos dos cidadãos, assim como aliados dos habitantes com suas demandas, necessidades e comemorações. Viva nossa cidade!”, comemora Victor Farias, presidente do Sindicato dos Jornalistas do Acre e liderança comunitária.


A prefeita Socorro Neri é a 100ª a chefiar o Poder Executivo Municipal, um número bastante significativo e simbólico no aniversário da capital do Acre. “Uma cidade que cresce a cada dia, que tem uma população jovem e que tem tudo para tornar-se uma capital que aponta para o desenvolvimento”, disse a prefeita Socorro Neri.


Acreana de Tarauacá, Socorro Neri chegou muito jovem a Rio Branco. Com esforço e dedicação, tornou-se professora universitária, Doutora em Educação, vice-prefeita e agora prefeita, que com menos de um ano de gestão contabiliza mais de 60% de aprovação popular, segundo recente pesquisa do Instituto DataControl.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido