Menu

Homem se instala em quiosque no Parque Tucumã e acaba “adotado” por estudantes

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Um dos quiosques do Parque Tucumã, área exclusiva para caminhadas e muito frequentada em Rio Branco, se tornou morada para um senhor identificado pelo nome de Joel.


O homem se acomodou no local que transformou em moradia a cerca de quatro dias.

Publicidade

A presença dele no parque logo chamou a atenção de quem frequenta e dos alunos da Universidade Federal do Acre, que passam diariamente por lá.


Segundo a secretária municipal de Assistência Social, Maria das Dores Araújo de Sousa, o homem é velho conhecido das equipes de busca do serviço de apoio as pessoas em situação de rua.


A secretária disse que ele é acompanhado pela equipe desde 2015, e migra de uma região para outra na cidade. Segundo ela, os agentes já fizeram várias tentativas para acomodar Joel em uma casa de apoio, mas ele sempre recusa a oferta.


“Nossa equipe já esteve lá no Parque Tucumã. Desde dois mil e quinze acompanhamos ele. Ele é extremamente arredio e sempre recusa o apoio que oferecemos. Desa forma não podemos tirar ele da rua. Outro agravante é que lá, os alunos da Ufac ajudam ele com alimentos e roupas, e quando isso acontece, o morador de rua dificilmente quer sair do local”, explicou.


A prefeitura de Rio Branco possui três locais para acolher pessoas em situação de rua. Um deles é o Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua, que funciona no bairro Capoeira.


A gestora explicou ainda que a retirada de uma pessoa nessas condições só ocorre se houver consentimento e interesse do morador de rua em se abrigar nesses locais. “A gente não faz acolhimento compulsório”, finalizou.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido