No último levantamento do Departamento Estadual de Trânsito – DETRAN, realizado em novembro deste ano, a capital do Acre tinha uma frota de 171 mil veículos.
No período natalino e final de ano, o fluxo de veículos aumenta principalmente na área central fazendo aparecer os inevitáveis engarrafamentos.
O motorista perde tempo, porque a oferta de vagas para estacionar diminui e precisa redobrar a atenção em razão dos pedestres, que também circulam em maior número.
Para evitar o “stress” no transito e agilizar o trafego, a Superintendência de Trânsito de Rio Branco – RBtrans, sugere o uso dos transportes alternativos, que como ônibus, taxis, moto taxi e a frota dos aplicativos.
Mas para quem não abre mão do carro, Gabriel Forneck, superintendente do órgão, indica o uso do aplicativo para acesso a zona azul, o estacionamento rotativo da prefeitura municipal.
Com ele, segundo Forneck, o motorista ganha tempo porque não precisa ir ao terminal para efetuar o pagamento da taxa e ao mesmo tempo tem mais comodidade para estacionar o carro.
No horário de pico a RBtrans tem registrado longos engarrafamentos em todas as vias estruturais de acesso ao centro da cidade.