Conecte-se agora

5 cursos da área de Comunicação Social para ingressar pelo Enem

Entre as características desses profissionais estão criatividade e versatilidade

Publicado

em

Gostar de pesquisar, ler, apresentar informações, ser criativo e ter uma boa dose de curiosidade são alguns dos ingredientes recomendados a estudantes que pretendem seguir carreira na área da Comunicação. Versatilidade é também fundamental para que esses profissionais tenham um bom posicionamento no mercado de trabalho, seja atuando em frente à TV, nos bastidores, com novas mídias ou lidando com tecnologias que afetam diretamente o dia a dia da rotina dos comunicólogos e da população em geral. Os cursos de Comunicação Social possuem uma variedade de habilitações, cada uma com perfil específico. Confira alguns cursos para concorrer via Enem.

Jornalismo

Esse curso é bastante dinâmico e possibilita atuar em um mercado de trabalho variado, uma vez que, com o diploma em mãos, o jornalista pode trabalhar em redações de jornais, na TV, em programas de rádio, assessorias de imprensa, portais de notícias, além de comandar o departamento de comunicação de órgãos públicos e privados. Além disso, quem escolhe dar continuidade aos estudos e se especializar conta ainda com mais oportunidades.

Publicidade e Propaganda

Podendo também ser encontrado com as nomenclaturas “Comunicação Social – Publicidade e Propaganda” ou “Propaganda”, esse curso tem duração de quatro anos e prepara os estudantes para fazer criação de campanhas e peças publicitárias para a divulgação de marcas, produtos e serviços. Uma das possibilidades para o profissional é a atuação em agência de publicidade.

Produção Cultural

O curso de Produção Cultural é voltado para o planejamento, organização e coordenação de projetos e produtos culturais, artísticos, esportivos e de divulgação científica, como festivais de música, exposições, filmes, peças de teatro e outros. O produtor cultural faz parte de todo o processo do projeto artístico e cultural, desde a captação de recursos até a apresentação e avaliação de resultados. No mercado de trabalho, o produtor cultural pode atuar em instituições públicas como também em empresas do ramo privado.

Rádio, TV e Internet

Quem trabalha em rádio ou televisãotambém faz parte do rol dos comunicólogos. O curso de Rádio, TV e Internet é disponibilizado na modalidade tecnológica e tem duração média de, no máximo, dois anos. Depois de formado, o profissional pode ficar responsável por equipes de gravação e de produção de programas educativos, de entretenimento e jornalísticos, além da produção de conteúdo para web.

Relações Públicas

O profissional de RP pode trabalhar com a produção de eventos, assessoria de imprensa, como por exemplo, com pesquisa de clima organizacional e pesquisa de opinião. Em outras palavras, relação públicaé responsável pela divulgação, promoção e preservação da imagem de uma marca, produto, figura artística ou política. Durante a faculdade, os estudantes aprendem, entre outras coisas, a elaborar um planejamento estratégico. Por isso, assim como no jornalismo, a escrita faz parte do dia a dia desses profissionais.

Agência Educa Mais Brasil

Anúncios

Acre 01

Órgãos recorrem ao TRF1 para adiar Enem 2020 no Acre por direito à vida e saúde

Publicado

em

Um recurso em caráter urgente foi enviado ao Tribunal Regional da 1ª Região, em Brasília, neste sábado, 16, contestando a decisão judicial da 1ª Vara Federal do Acre que negou o adiamento da aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no Acre, mesmo com todos os argumentos fáticos e jurídicos apresentados pelo Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) e Defensoria Pública da União (DPU).

No recurso, os autores mantém os mesmo argumentos da ação civil pública, enfatizando que manter a decisão, e portanto as datas de realização das provas, fragilizará, ainda mais, os  custosos  esforços  dos cidadãos acreanos no combate à pandemia da Covid-19.
Segundo os órgãos autores da ação, é incongruente colocar o direito ao prosseguimento da vida acadêmica em posição superior ao direito à vida e à saúde, além do mais, adiar em alguns meses a aplicação das provas não retira de ninguém a possibilidade de exercer o direito à educação.

O recurso também questiona a impossibilidade de se garantir que a circulação dos estudantes para a realização das provas não irá potencializar a o agravamento da pandemia, com consequentes e graves implicações para a saúde pública.

Diante dos argumentos utilizados na decisão judicial atacada no recurso, o MPF, MPAC e DPU pediram que o Tribunal Regional determine o adiamento da aplicação das provas agendadas para os dias 17 e 24 de janeiro, até que existam condições para que isto aconteça com segurança, conforme atestado por órgão técnico, ou, que sejam remarcadas para data futura com a possibilidade de novo adiamento em caso de continuidade da calamidade sanitária.

Continuar lendo

Acre

Movimento organiza carreata pedindo impeachment de Bolsonaro

Publicado

em

Na manhã deste sábado, 16, um grupo apartidário de acreanos começou a organizar, por meio das redes sociais, um movimento pedindo o impeachment do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

No cartaz, o grupo marca uma carreata contra Jair Bolsonaro para o próximo sábado, 23, na rua Alameda Alemanha, ao lado da Uninorte, em Rio Branco. O grupo pede aos adeptos que vão de máscara e que levem cartazes contra Jair Bolsonaro.

O objetivo do movimento denominado de ‘Impeachment Já’, é protestar pela conduta de Jair Bolsonaro na pandemia da covid-19, na qual o presidente se referiu ao vírus como uma “gripezinha” e adotado uma conduta negacionista, inclusive, pressionando os profissionais de saúde a receitar medicamentos como hidroxicloroquina e ivermectina, que não tem eficiência comprovada para covid-19.

Continuar lendo

Acre 01

Sem óbitos pela segunda vez no ano, Acre registra 465 novos casos da Covid-19

Publicado

em

A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), registrou neste sábado, 16, 465 novos casos de infecção por coronavírus no Acre. Destes 465 novos casos, 153 são resultados de exames de RT-PCR e 312 de testes rápidos. O número de infectados subiu de 44.156 para 44.621 nas últimas 24 horas.

Até o momento, o Acre registrou 126.208 notificações de contaminação pela doença, sendo que 81.035 casos foram descartados e 552 exames de RT-PCR seguem aguardando análise do Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen) ou do Centro de Infectologia Charles Mérieux. 38.970 pessoas já receberam alta médica da doença, enquanto 134 pessoas seguem internadas.

Nenhum óbito foi registrado neste sábado, 16, fazendo com que o número oficial de mortes por Covid-19 permaneça em 835 em todo o estado. Vale ressaltar que essa é a segunda vez em 2021 que o boletim não registra a morte de algum acreano em decorrência do vírus. A primeira vez foi no último sábado (09).

Do dia 1º até este sábado, 16, o Acre contabilizou a morte de 40 acreanos em decorrência da covid-19, uma média diária de quase três mortes por dia [2,5].

Continuar lendo

Acre

Governo divulga calendário anual de pagamento dos servidores

Publicado

em

O governador do Acre, Gladson Cameli divulgou nesta sexta-feira, 15, o calendário anual de pagamento. A servidora da Secretaria de Educação Cultura e Esporte (SEE), Margareth Lamas, avalia o governo e ressalta suas considerações.

“Estamos vendo que existe um esforço do governo em fazer um bom trabalho. Precisamos ressaltar que não está sendo fácil para nenhum governante lidar com a situação da pandemia e, em relação ao nosso estado, vejo o empenho do governador e do secretário de saúde para lidar com essa triste realidade que acometeu o mundo”, pontuou Margareth.

De acordo com informações da Seplag, o governo realizou o pagamento de R$ 70 milhões do 13º de 2018, dívida deixada pela gestão passada, em 2019. Desde 2019, inclusive, o governo tem antecipado o pagamento dos servidores, além do adiantamento do 13º salário em 2019 e 2020.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Recomendados da Web

Mais lidas