Categories: Cotidiano Notícias Política

Mesmo preso, brecha jurídica pode fazer com que André Maia retorne a prefeitura

Published by
Marcos Venicios

Decisão que determinou prisão de André Maia não o afasta do cargo, mas o impede de exercê-lo. Vice deve assumir prefeitura na próxima terça. Se conseguir perante ao STJ um habeas corpus, prefeito acusado de desviar recursos públicos poderá voltar a comandar cidade.


Uma brecha jurídica pode comprometer a já instável situação política do município de Senador Guiomard nos próximos dias. O prefeito André Maia (PSD), preso na última quinta-feira, 13, pela Polícia Federal durante a Operação Sarcófago, acusado de chefiar uma organização criminosa que teria supostamente desviado mais de R$ 5 milhões, está apenas impedido de exercer o mandato e não afastado como muitos pensavam.


A decisão do desembargador Laudivon Nogueira, do Tribunal de Justiça do Acre, que autorizou toda a operação, apenas determinava a prisão, busca e apreensão e não o afastamento, como ocorrem geralmente em operações desse tipo, onde os prefeitos são afastados por seis meses, como ocorreu com o prefeito Zé Augusto (Progressista), do município de Capixaba, em agosto deste ano, na Operação Ícaro, que culminou gerando o desdobramento da Operação desta semana.


Com essa brecha, caso André Maia consiga uma habeas corpus que poderá ser analisado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) na próxima semana, ele poderia voltar ao comando da cidade automaticamente. O Ministério Público do Acre tenta a todo custo reformar a decisão do desembargador para afastar Maia por pelo menos 6 meses de suas funções.


Paralelamente a esta situação jurídica, a Câmara Municipal de Senador Guiomard, por meio de sua assessoria jurídica, seguindo a orientação do Regimento Interno, já marcou para terça-feira, dia 18, às 10h da manhã, a posse do vice Judson Costa (PPS), para assumir o cargo prefeito.


De acordo com o procurador da Câmara, Emerson Costa, os vereadores da Casa foram convocados para em sessão extraordinária deliberarem e empossar o novo prefeito.


O ac24horas apurou quem grupo de oposição a André Maia já se articula politicamente para cassar o mandato do prefeito alegando crime de responsabilidade. Uma comissão deve ser formada para deliberar sobre o assunto ainda na terça-feira, dia em que o vice assumirá a titularidade.


Share
Published by
Marcos Venicios

Recent Posts

Dólar fecha abaixo de R$ 5,10 pela primeira vez em três semanas

Impulsionado pelo alívio global, o mercado financeiro teve um dia de forte recuperação. O dólar…

03/05/2024

Casas sofrem 2ª punição por Prova de Resistência de A Grande Conquista

Michael e Fellipe Villas continuaram na disputa pelo carro 0 km e as Casas Verde…

03/05/2024

Gladson Cameli anuncia obras de revitalização do Teatrão em Rio Branco

Após várias polêmicas em torno do assunto, o governador do estado, Gladson Cameli, usou as…

03/05/2024

Governo coloca CBMAC à disposição do governo do Rio Grande do Sul

A tragédia no Rio Grande do Sul já é considerada a pior da história. As…

03/05/2024

Lula sanciona marco legal dos jogos eletrônicos no Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, nesta sexta-feira (3), o marco legal para…

03/05/2024

Reunião no Progressistas define aliança com PL e chapa Bocalom e Alysson está definida

A Executiva Municipal do Progressistas se reuniu a portas fechadas na sede do partido, nesta…

03/05/2024