Não há dúvidas de que a prefeita Socorro Neri é uma forte candidata em 2020 a continuar no cargo de chefe do Executivo.
As medidas austeras tomadas pela prefeita do PSB possuem apoio popular, e não há exagero algum em afirmar que põem Socorro Neri no status de favorita na disputa que ocorre em dois anos.
E o PT? O partido que governou o Acre nos últimos 20 anos e até abril deste ano comandava a prefeitura de Rio Branco viu seu reinado absoluto desmoronar de uma vez só em 2018 com uma derrota humilhante nas urnas, porém não se vê como coadjuvante eleitoral. O partido, pelo menos garante o líder do PT na Câmara de Vereadores, Rodrigo Forneck, um dos representantes da nova geração de políticos da sigla, quer juntar o que sobrou, avaliar erros e construir acertos para voltar a ser protagonista.
Esse protagonismo passa pelo lançamento de uma candidatura própria nas eleições de 2020 à prefeitura de Rio Branco.
Ainda cedo, o partido não tem um nome para o pleito. Mas sabe, por outro lado, que mais cedo ou mais tarde terá que se opor a atual prefeita para entrar na disputa. A menos que Socorro Neri não queira concorrer ao cargo.
“Acho que o PT tem que ser protagonista do próximo processo eleitoral com ou sem candidatura na cabeça, mas a gente deve ser protagonista dentro da Frente Popular. A gente pode compor como a gente sempre compôs, mas eu acho que ainda tem muito tempo e o PT precisa amadurecer isso com muita tranquilidade sem precipitações”, diz Forneck.
No momento, ainda tentando digerir a derrota sofrida em outubro passado, o PT fala como aliado da prefeita, porém nós bastidores pipocam as insatisfações contra algumas medidas da gestora como a extinção de secretarias que abrigavam alguns filiados do partido e as exonerações.
“No âmbito municipal a gente faz parte do grupo de partidos da Frente Popular que governa Rio Branco. O PT no pós-eleição ainda vai passar por um processo de avaliação interna que não só avaliará as eleições de 2018 como também sinalizará sobre as eleições de 2020. O PT não tem como ser tratado como um partido coadjuvante, é um partido muito grande, governou o Acre durante 20 anos, a prefeitura Rio Branco. A gente vai participar ativamente das eleições de 2020, mas é muito cedo ainda para dizer se vai lançar um candidato ou se não vai lançar um candidato. A princípio a gente permanente na base da prefeita Socorro Neri dando toda sustentação ao trabalho iniciado pelo prefeito Marcus Alexandre.”
Um homem de 42 anos fez um disparo de arma de fogo contra um outro…
A apresentadora Ana Hickmann se manifestou pela primeira vez nesta sexta-feira (22/11) sobre o caso…
Após a divulgação de matéria do ac24horas que tornou pública a informação de que a…
A movimentação de vendedores de bebidas começou cedo nos arredores do estádio Arena da Floresta,…
O autônomo Paulo Anunciação Alves, de 51 anos, viajou de Cuiabá, no Mato Grosso, a…
O Ministério Público Federal (MPF) no Acre instaurou na última quinta-feira, 21, um inquérito civil…