Categories: Cidades Notícias Política

Brasileia apresenta plano de Contingência

Published by
Da redação ac24horas

A Prefeitura de Brasileia em parceria com a Defesa Civil realizou na manhã de quarta-feira (12), no auditório do Centro Cultural Sebastião Dantas, uma atualização e capacitação do Plano de Contingência e sugestões para minimizar os danos caso ocorra enchente nos período de novembro a abril.


O objetivo foi capacitar os representantes da Defesa Civil municipal e servidores da prefeitura para que eles saibam atuar no momento de crise que atinge a cidade. E desta forma a gestão possa se preparar para enfrentar possíveis desastres, principalmente relacionados a enchentes.


O professor e cientista Foster Brow falou a respeito da reunião. “Nós não podemos afirmar se esse ano terá inundação ou não, mas nós e a gestão temos que estar preparados, porque a tendência é que seja mais frequente que no passado. O nosso objetivo é fortalecer o plano de contingência no município, e como qualquer plano é um documento aberto para ser usado, analisado e modificado em prol da segurança e tranquilidade da população”, informou Foster Brown.


A capacitação foi realizada a pedido da prefeita de Brasileia, Fernanda Hassem, que tem tido a preocupação com o período chuvoso, e com as grandes enchentes que tem acontecido no município.


Segundo o Coronel George do Corpo de Bombeiros, a iniciativa da Prefeitura de Brasileia é bastante positiva, já que a população do município enfrentou duas grandes cheias. “Com os eventos de inundação que já aconteceram na cidade de Brasileia, é necessário que prepare a população, poder público e todas as pessoas envolvidas nessas ações. E o plano de contingência é um instrumento de planejamento que o poder público tem para dar a resposta a essas ocorrências”, falou George, coordenador da Defesa Civil de Rio Branco.


Em 2015, a cidade foi 100% atingida pelas águas do rio e ficou 80% submersa, segundo informou a gestão da época. Foi o maior desastre natural da história do local, quando o nível do manancial chegou a 15,46 metros. A cota de transbordo é de 11,40 metros.


“Hoje vamos apresentar o nosso plano de contingência para uma possível alagação, para que possamos fazer algumas adaptações e melhorias juntamente com o secretariado da Prefeita Fernanda Hassem.”, finalizou Francisco Lima, coordenador da Defesa Civil de Brasileia.


Share
Published by
Da redação ac24horas

Recent Posts

Prefeitura de Brasiléia promove formação do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada

Nesta terça-feira 30 de abril, a prefeitura de Brasiléia realizou uma importante formação para a…

30/04/2024

Duarte: Republicanos apoiaria candidatura do PP, desde que Socorro fosse a candidata

Roberto Duarte diz que Socorro Neri (PP) tem mais chance de vencer Marcus Alexandre (MDB)…

30/04/2024

Motociclista tem olho perfurado ao desviar de carreta e cair em buraco

Um acidente na BR-364 deixou o idoso Manoel Messias dos Santos, de 70 anos, ferido…

30/04/2024

Anitta diz que doença inspirou o novo disco: ‘Já que vou morrer, vou fazer o melhor álbum da vida’

Anitta lançou seu novo álbum, Funk Generation, nesta sexta-feira, 26. O disco é a nova…

30/04/2024

“O Acre tem que sair só da cultura do boi; tem que diversificar”, diz presidente do Idaf no Bar do Vaz

O presidente do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf), José Francisco Thum,…

30/04/2024

Artesão acreano recebe prêmio internacional no Chile com a peça ‘clutch’

Durante encontro no Chile, que celebrou a arte e a cultura sul-americana, o Prêmio de…

30/04/2024