Categories: Destaque 3 Notícias

Prêmio de Jornalismo: MPAC traz jornalista do G1 para falar sobre jornalismo de dados

Published by
Assessoria

Com experiência na imprensa, o jornalista Thiago Reis é o convidado do 9º Prêmio de Jornalismo do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC). Ele é coordenador no portal de notícias G1 dos projetos “Fato ou fake” e “Monitor da violência”, e vem ao Acre falar da experiência com jornalismo de dados e checagem de fatos.


Além da participação no dia da premiação, Thiago Reis vai proferir uma palestra no auditório do MPAC sobre a importância do jornalismo guiado por dados para a segurança pública. O evento está marcado para o dia 12 de dezembro, a partir das 14 horas, e é voltado para membros, servidores, jornalistas e estudantes de comunicação social.


As inscrições são feitas pela internet no endereço eventos.mpac.mp.br e, no final da palestra, serão emitidos certificados pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf).


Com a temática voltada para a segurança pública e direitos humanos, a 9ª edição do Prêmio de Jornalismo vai focar na atuação do Ministério Público acreano em defesa da vida, abordando a questão da segurança pública como dever do Estado e direito de qualquer cidadão, aliada à preservação dos direitos humanos fundamentais. A cerimônia de entrega da premiação acontece na noite do dia 13 de dezembro, no buffet Afa Jardim.


O jornalista


Thiago Reis, 36 anos, é formado pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP) e tem especialização na Fundação Getúlio Vargas (FGV). Começou a carreira na Folha de São Paulo, onde ocupou a função de repórter, chefe de reportagem e editor-assistente. Em 2009, entra no portal G1, na editoria São Paulo. Já em 2012 passa a atuar na área de produção do site de notícias, onde ajudou a implantar equipes em vários estados.


Foi no final de 2013 que começou a se dedicar a dados, ajudando no embrião do que seria mais tarde a editoria de dados do G1. Em 2017, o portal concebe o projeto “Monitor da Violência”, uma parceria entre G1, o Núcleo de Estudos da Violência da USP e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública. A iniciativa, que é coordenada por Thiago Reis, tem o objetivo de discutir a questão da violência no País e apontar caminhos para combatê-la.


Nesse ano, o projeto venceu o Data Journalism Awards, a maior premiação do jornalismo dedados, na categoria “Escolha do Público”Único brasileiro da lista, o projeto mapeou e apurou os 1.195 registros demortes violentas que aconteceram durante uma semana de agosto de 2017,propondo, a partir desses dados, um panorama da violência no país.


“Reportagens guiadas por dados dão credibilidade e agregam valor. Mas há um desafio diário de aliar relevância a alcance. Eu acredito que o Monitor da Violência pode ajudar a reduzir essa epidemia que causa dor e desilusão a tantas famílias”, afirmou Thiago Reis.


Jaidesson Peres-Agência de Notícias do MPAC


Share
Published by
Assessoria

Recent Posts

Adolescente morre ao tocar em cerca elétrica em Cruzeiro do Sul

Um adolescente de 14 anos morreu na tarde deste domingo, 5, depois de sofrer duas…

06/05/2024

Mulher é espancada por segurança de hospital no Acre; veja vídeo

Uma mulher foi filmada no momento em que estava sendo agredida por um segurança do…

05/05/2024

Isabelle esclarece relação com Matteus pós-BBB: ‘A gente conversa’

Após trocas de beijos em público e declarações, Isabelle esclarece em que pé está sua…

05/05/2024

Vasco perde para o Athletico-PR e soma quarta derrota seguida no Brasileirão

O Vasco perdeu por 1 a 0 pelo Athletico-PR, na tarde deste domingo (5), na…

05/05/2024

Com show de Luciano, São Paulo aproveita expulsão e bate o Vitória

O São Paulo se aproveitou de uma expulsão logo no início da partida e venceu…

05/05/2024

Madonna ficou até as 4h em festa para supervips oferecida por Luciano Huck

A noite de Madonna depois do show histórico no Rio de Janeiro terminou depois das…

05/05/2024