A denúncia é grave: as cirurgias do Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb) estão suspensas há pelo menos três dias devido à falta de materiais necessários aos procedimentos cirúrgicos. A empresa fornecedora está há meses sem receber, e temendo um “calote” do Governo do Acre, parou de entregar os insumos.
Devido à pausa nos procedimentos, o corredor da Enfermaria Cirúrgica está lotado de macas, pacientes e acompanhantes. Fica difícil até para os funcionários do hospital se movimentarem dentro da unidade de saúde. No local, todos os servidores estão impedidos de falar sobre o assunto.
A Secretaria de Saúde do Saude (Sesacre) foi procurada na tarde de sexta-feira, dia 07, mas não encaminhou posição até a manhã deste sábado, dia 08. Enquanto isso, o silêncio perdura sob o aumento da fila de pacientes acidentados que precisam colocar muitas vezes os ossos quebrados no lugar.
Adriano José de Paula, que acompanha o pai no setor em que há maior número de retenção de pacientes, relata o drama que ele e os demais pacientes e acompanhantes estão vivendo no local. Falta informações oficiais sobre o assunto, e quando chegam, são de forma confusa, sem muita clareza.
“O meu pai está há duas semanas internado aqui no Pronto Socorro. A cirurgia era pra ser feita na semana agora, mas desde quarta que eles [funcionários] dizem para a gente que está tudo suspenso. Eles não sabem direito o que está acontecendo, mas corre a notícia aqui de que é falta de pagamento da empresa do centro cirúrgico”, conta.
Marcos Paulo Paz de Freitas, de 47 anos, foi agredido a golpes de ripa na…
Passo longe da fila do gargarejo do governador Gladson Cameli. Não estou entre a turma…
O médico e apresentador Fabrício Lemos exibiu no programa Médico 24 Horas que foi ao…
Nas últimas 24 horas, Cruzeiro do Sul registrou uma precipitação de 47,2 mm, equivalente a…
Faleceu na tarde desta segunda-feira, 25, o professor aposentado Constantino Cher Sarkis, aos 90 anos.…
O governador Gladson Cameli (PP) realizou na tarde desta segunda-feira, 25, a entrega da Colônia…