Ao todo, 55 detentos do regime fechado receberam tornozeleira eletrônica e deixaram o Complexo Prisional Francisco D’Oliveira Conde, em Rio Branco, na terça-feira (20) e nesta quarta (21). A informação foi confirmada pelo Instituto de Administração Penitenciária (Iapen-AC).
Conforme o órgão, eles são reeducandos que estavam no regime fechado e progrediram paro monitoramento eletrônico. Procedimento, considerado “normal” decorrente de sentenças judiciais.
A juíza Luana Campos, da Vara de Execuções Penais da Comarca de Rio Branco, informou que a média de presos que progridem de pena e saem para o monitoramento eletrônico é de 25 detentos por semana.
“Toda semana, nós temos várias progressões do regime semiaberto. Hoje foram instaladas as tornozeleiras da semana passada, porque faltou em torno de 23 equipamentos. Esses presos progrediram para o semiaberto e foram incluídos na prisão domiciliar com a monitoração eletrônica”, informou Luana.
Conforme o Iapen-AC, o estado tem mais de 800 presos do regime semiaberto no monitoramento eletrônico, sendo um total de 1,3 mil monitorados. No regime fechado, são mais de 6,3 mil detentos nas sete unidades penitenciárias do estado.